Um breve resumo sobre as ordens do amor
por Titi Vidal
Entenda a base central da teoria das constelações familiares
Abaixo, um breve resumo sobre as ordens do amor, que são o coração central da teoria das constelações familiares.
As ordens do amor, regras básicas trazidas por Bert Hellinger, são, de forma bem resumida:
- A hierarquia, que pressupõe a necessidade de respeito (respeito no sentido de honrar e dar esse lugar) a quem veio antes. Quem vem antes, cria contexto para quem e o que vem a seguir. Além disso, cada um desempenha determinado papel dentro do sistema e isso também precisa ser respeitado (por exemplo, ser pai, mãe, filho, etc)
- É fundamental que exista equilíbrio entre o dar e receber em todas as relações, para que o amor possa se desenvolver e para que sejam relações saudáveis. Essa troca precisa ser justa, com exceção da relação entre pais e filhos , na qual, por princípio, pais dão e filhos recebem. Quando isso não acontece e há a interrupção desse fluxo, ou essa ordem se inverte, isso também tem um reflexo direto em todo sistema.
- Todos que fazem parte do sistema tem o direito de pertencimento, ou seja, todos que fazem parte tem o direito de pertencer. E isso inclui os excluídos (que, entre outros, são os mortos prematuros, abortos, pessoas que morreram de forma trágica, a namorada que o avô largou para casar com a avó, pessoas que fizeram algum grande bem ou grande mal à família, ou para quem alguém da família fez, agregados, crianças abandonadas, etc). Quando há excluídos na família, alguém, em alguma geração futura, poderá se identificar com quem foi excluído e representá-lo. Com isso, poderá viver situações parecidas na tentativa de lembrar daquela pessoa.
- Claro que esse processo é inconsciente. Há também a lealdade à família, ao sistema, que faz com que todos queiram seguir o mesmo destino, mesmo que esse tenha sido trágico. Um exemplo simples: todas as mulheres daquela família foram infelizes no amor, uma mulher de geração futura pode entender, inconscientemente, que se for feliz no amor, não pertencerá mais à família.
- De qualquer forma, o sistema irá buscar a compensação, quando existe desequilíbrio em qualquer uma das ordens acima e isso gera nossos desafios e dificuldades na vida, como não conseguir se relacionar, ter problemas de saúde, não conseguir ganhar dinheiro, ter relacionamentos difíceis, sejam familiares ou amorosos, etc.