Sobre Titi Vidal
Sou astróloga, taróloga, jornalista e escritora.
Atendo profissionalmente desde 2002 e desde 2005 ministro palestras e cursos em minhas áreas da atuação.
Fiz minha formação em Astrologia na GAIA-Escola de Astrologia e diversos cursos complementares em outras escolas e com professores/astrólogos independentes, como Carlos Fini, Oscar Quiroga, Maurício Bernis, Astrobrasil e outr@s.
Sou terapeuta de constelações familiares formada pelo ISPAB-Institut für Systenische Psychotherapy de Munique, dirigido por Ursula Franke e Thomas Bryson, tendo realizado vários outros cursos e participado de diversos eventos nesta área.
Também fiz cursos de formação e especialização nas áreas de Radiestesia, Tarô, Lenormand, Psicologia, Autoconhecimento, e outras áreas relacionadas.
Em 2005, desenvolvi a Mesa Astroradiônica, que une Astrologia à Radiestesia e à Radiônica.
Fiz especializações e fui consultora e licenciada Astrobrasil e Astrobrasil Empresas por alguns anos.
Até 2019 fui Diretora de Conteúdo da CNA-Central Nacional de Astrologia, associação da qual já fui vice-presidente, coordenadora do Estado de São Paulo e assessora de imprensa.
Sou escritora e autora dos seguintes livros:
- CBA – Caderno Brasileiro de Astrologia n. 19: Amor e Astrologia: em busca de relacionamentos melhores
- co-autora do livro Comunicação em Cena, segundo volume, com o artigo Astrologia nas redes sociais: uma nova forma de compartilhar o céu, trabalho este realizado como monografia final na pós graduação que fiz em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero).
- co-autora do Livro Comunicação em Cena volume 4, com o artigo Do olhar crítico à visão compreensiva: olhando a Astrologia através da(s) janela(s).
- co-autora do Livro Comunicação em Cena volume 5, com o artigo Cartas de Tarô e Imagens na mídia: uma comparação.
- Co-autora do livro Comunicação, Diálogo e Compreensão, com o artigo Compreensão da Astrologia: diálogos homem-cosmos intermediados pela mídia.
- Co-autora do Livro Sofia Belas Artes: encontro de Saberes: Artes, Arquitetura, Saúde, Ciências Sociais e Humanas volume 1, com o artigo Imagens Midiáticas da Maternidade, que escrevi em parceria com meu marido, Pedro Ortiz.
- Co-autora do Livro Para compreender o método da compreensão, com o artigo Constelações Familiares na Penitenciária Feminina: uma experiência terapêutica e compreensiva em construção, que escrevi em parceria com meu marido, Pedro Ortiz.
- Co-autora do livro O lugar epistemológico da Astrologia entre os saberes, com o artigo A complexidade da Astrologia e sua presença na mídia.
- Co-autora do livro Mulheres Surpreendentes, no qual tive a oportunidade de contar um pouco sobre minha trajetória.
Sou jornalista, colunista de vários sites, revistas e jornais e tenho matérias publicadas e entrevistas em revistas, TV, rádio, sites e jornais há muitos anos. Fui astróloga do Programa Mulheres (TV Gazeta) por 4 anos (de dezembro de 2013 a dezembro de 2017), e fui astróloga da Revista Cosmopolitan (Editora Abril) desde novembro de 2015 (revista impressa, site e redes sociais) até o encerramento da revista em agosto de 2018. Também colaboro e tenho ou já tive colunas em outros sites, revistas e jornais.
Antes de atender ao chamado para trabalhar com minha verdadeira vocação, atuei como advogada por alguns anos. Nesta época (2002), fiz especialização em direito da família e das sucessões.. Foram quase 10 anos atuando no direito, entre o período de estágio e a advocacia. Até o fim de 2004 ainda atuava também como advogada.
Quando decidi fazer direito também pensava em cursar jornalismo, já que sempre gostei de escrever. Graças à Astrologia, a escrita e a comunicação se tornaram algo cada vez mais presentes na minha vida, o que me levou a fazer uma Pós Graduação em Jornalismo, na Faculdade Cásper Líbero (2009/2011).
Neste período fiz alguns trabalhos unindo Comunicação e Astrologia, especialmente a monografia realizada como trabalho de conclusão do curso, Astrologia nas redes sociais: uma nova forma de compartilhar o céu. Neste trabalho, pesquisei o impacto da internet, especialmente das redes sociais, na comunicação da Astrologia e na mudança de relação entre esta área do conhecimento e seu público.
Estes trabalhos foram motivados pela minha atuação pioneira na internet e redes sociais, temas que continuo pesquisando até hoje. O resultado da pesquisa (que foi publicada em livro) fez com que eu desenvolvesse outro projeto de pesquisa, que me levou ao mestrado, que cursei entre 2012 e 2014.
Assim, também sou Mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, tendo defendido em 2015 a dissertação Narrativas do Céu: a presença da Astrologia nos meios de comunicação, na qual pesquisei mais profundamente a relação entre Mídia e Astrologia. Você pode acessar e ler minha dissertação completa no site da Faculdade Cásper Líbero.
Continuo envolvida com o universo acadêmico. Fiz parte por alguns anos do grupo de pesquisa Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão (Faculdade Cásper Líbero) e do grupo de pesquisas Fundamentos Teóricos e Epistemologia da Compreensão como Método na Universidade Metodista de São Paulo.
Recentemente, fiz mais uma Pós Graduação na área de Comunicação, na PUC-RS. Terminei a pós graduação em Influência Digital: estratégia e conteúdo em 2020. Nela, tive oportunidade de atualizar minha primeira monografia, de 2011, contando o que mudou neste período, em meu artigo final Astrologia e Influência Digital: o que mudou em uma década.
Tenho alguns projetos de pesquisa em andamento, envolvendo comunicação, compreensão, complexidade, mídia, astrologia, tarô, sistema penitenciário e maternidade, Nise da Silveira, entre outros.
Também fui coordenadora acadêmica de uma pós graduação em Constelação Familiar em São Paulo (Cefatef), onde atuei por mais de 4 anos como professora e como orientadora de projetos de TCC. É a primeira pós graduação em Constelação Familiar no Brasil reconhecida pelo MEC.
Como boa geminiana, continuo sempre estudando e fazendo links entre diversos saberes. Adoro meu trabalho e me sinto grata diariamente por fazer o que eu faço. Aprendo todos os dias com cada pessoa que faz parte da minha vida: professores, colegas de profissão, alunos, clientes, amigos e familiares.
Amo escrever e além dos projetos citados acima estou envolvida em cursos de escrita e tenho diversos projetos em andamento, que também incluem novos livros e projetos audiovisuais.
Também atuo como influenciadora e presto consultoria para empresas e marcas.
Cada vez tenho mais certeza de que uma das minhas missões de vida é comunicar e isso está presente em muitos dos meus projetos.
Tenho um Canal no YouTube (www.youtube.com/titividal), do qual sou roteirista e apresentadora. Infelizmente por conta da pandemia, não estou conseguindo abastecê-lo com a frequência anterior, mas tenho muitos vídeos já publicados.
EM 2018 criei a Rede Bellatrix, uma rede colaborativa multidisciplinar e temática, da qual também sou editora. É a realização de mais um sonho poder compartilhar não apenas meu conteúdo, mas também de tanta gente tão interessante, que ama o que faz e tem tanta coisa pra contar. Geminianamente fiquei tão feliz que também estou arriscando textos mais biográficos e sobre outros temas.
Minha paixão por bichos também me levou a criar o Pet Astral, que já contou com programas de entrevistas e textos e atualmente é um projeto que está no instagram. Também tive uma coluna mensal na revista Vida de Bicho, da revista Casa e Jardim, que esteve ativa até julho de 2023. Sigo pesquisando a relação entre os animais e a Astrologia. Você pode conhecer um pouco mais sobre essa minha relação com os bichos e a deles com a Astrologia na série documental Animais sem lar.
Também criei o primeiro podcast de Astrologia do Brasil. Fui a roteirista e apresentadora do Céu da Semana com Titi Vidal de novembro de 2018 a fevereiro de 2021. Produzido pela Deezer, sempre teve boa audiência, sendo o podcast original mais ouvido da Deezer Brasil. Enquanto estive à frente desse podcast, ele foi o conteúdo não musical mais ouvido na maioria dos meses. Foram 118 episódios semanais, além de muitos episódios especiais.
Em fevereiro de 2021, lançamos o Podcast Astrológicas, apresentado por mim e pela minha amiga e parceira de trabalho, a também astróloga Isabel Mueller. O Podcast Astrológicas é uma produção Globo, Gshow e Milk Podcasts. Pode ser ouvido na GloboPlay, no Gshow e em outras plataformas de áudio digital. São 2 episódios semanais. Aos domingos, um episódio sobre o astral da semana. Às sextas-feiras, o “astrologuês” traz sempre um novo tema. Também temos alguns episódios do Café com Astros, episódios com entrevistas. O último episódio inédito foi ao ar em dezembro de 2022, porém você pode ouvir todos episódios que foram ao ar sempre que desejar, pois todos continuam disponíveis. Clique aqui para ouvir o Podcast Astrológicas.
Também apresentei o Podcast Os Gêmeos, com meu amigo e colega Robson Papaleo, fundador e diretor da GAIA-Escola de Astrologia, que também foi meu professor. São episódios mensais, sempre nas Luas Novas, temporariamente sem novos episódios por conta das agendas de ambos.
Desde janeiro de 2023 sou astróloga do Universa/Uol, produzindo conteúdos diários, semanais e mensais sobre o céu de cada momento. Clique aqui para acompanhar minha coluna em Universa/UOL.
Sou mãe da Luiza, que tem 9 anos e a maternidade é uma parte bem importante da minha vida. Também tenho dois enteados, Alice (20) e Alê) bastante presentes na minha vida.
Sou feliz por ter um trabalho que adoro e que faz sentido na minha vida e na vida de tanta gente.
Agora, aos 45 anos, iniciei uma nova formação, em Ciências Biológicas. Um sonho antigo que estou muito feliz em realizar, entrando em contato direto com diversos conteúdos fascinantes, muitos dos quais já tenho contato no meio dia a dia ou estudo de alguma maneira há anos, e que com certeza conversam de forma surpreendente com a Astrologia. Afinal, tanto a Biologia quanto a Astrologia trabalham com a vida e seus ciclos.
E se você está aqui é porque já acessou este meu site, do qual sou criadora, editora e produtora de conteúdo, tendo textos inéditos praticamente todos os dias.
Seja sempre muito bem-vind@ 🙂
Foto: César Cinato