Mercúrio Retrógrado

Mercúrio Retrógrado

Bem [email protected] à página mais completa sobre Mercúrio Retrógrado!

Aqui você encontra informações sobre o que significa de fato um planeta estar retrógrado e as melhores dicas sobre o que fazer ou não fazer durante uma retrogradação, além de descobrir se você tem algum planeta retrógrado no mapa natal e o que isso significa.

O que é um planeta retrógrado?

Sabemos que a Terra e todos outros planetas estão constantemente girando em torno do Sol. Porém, do ponto de vista do observador, aqui na Terra, temos a impressão de que o Sol gira em torno de nós, assim como todos os planetas. Quando olhamos para esse céu, vemos ao fundo as estrelas e uma linha imaginária chamada zodíaco, onde estão os doze signos. Em frente ao zodíaco, temos a eclíptica, o caminho aparente do Sol pelo zodíaco.

E assim Sol, Lua e os planetas seguem seu caminho pelo zodíaco, de Áries a Peixes, caminhando grau a grau até completarem o percurso e recomeçarem sua jornada celeste. Essa narrativa de Sol, Lua e os planetas pelo zodíaco nos conta uma história e está diretamente relacionada com nossa jornada humana.

O Sol, por exemplo, demora um ano para percorrer o zodíaco e está sempre direto nesse seu caminhar. Afinal, ele é o centro de tudo e sua jornada pelo zodíaco também tem a ver com ciclos da natureza, especialmente as estações do ano.

Os ciclos lunares também nos influenciam em sua jornada e como a Lua está de fato girando em torno da Terra – e não diretamente do Sol, já que esse movimento faz junto com a Terra, a Lua também não fica retrógrada.

Porém, de Mercúrio a Plutão, enquanto giram astronomicamente em torno do Sol, temos a impressão de que estão girando em torno de nós e ao combinarmos esses movimentos todos, de tempos em tempos temos a percepção de que estão “andando para trás”.  Isso acontece justamente porque nesse circular o Sol, olhando da Terra parece que esses planetas estão voltando pelo zodíaco e, ao invés de caminhar do grau zero ao 30, fazem a jornada inversa, voltando grau a grau pelo zodíaco.

É um movimento astronômico e uma espécie de ilusão de ótica, mas que astrologicamente produz uma série de efeitos.

Quais as influências de um planeta retrógrado em nossa vida?

Quando um planeta está retrógrado, astrologicamente é hora de rever, retomar, refazer os assuntos ligados a ele. Coletivamente, é hora de repensar ou revisar temas de sua natureza. Individualmente, além dos assuntos e temas ligados especificamente ao planeta em questão, temos que ficar atentos a tudo que ele significa em nossa próprio mapa natal. Isso porque um planeta sempre está em uma determinada casa astrológica e pode reger uma ou duas casas, e esses assuntos também se movimentam durante uma retrogradação.

Vale lembrar que todos planetas ficam retrógrados quase todos os anos e que muitos de nós também tem planetas retrógrados em nosso próprio mapa natal.

O que significa ter planetas retrógrados no mapa natal?

Se você nasceu com algum planeta retrógrado, você já sabe fazer naturalmente essas revisões. Talvez tenha uma ou outra dificuldade nos assuntos relacionados ao tal planeta, mas também possui uma capacidade muito maior em aprofundar nessas questões e pode ter uma série de benefícios por conta disso. Vale sempre a pena lembrar que nada em um mapa é necessariamente bom ou ruim e que tudo sempre depende do contexto.

Se todos planetas ficam retrógrados, por que Mercúrio ficou mais famoso?

Mercúrio fica sempre retrógrado 3 vezes por ano, sempre por um período de aproximadamente 20 dias. Como Mercúrio rege situações mais corriqueiras e cotidianas, sentimos mais suas influencias em nosso dia a dia e, por falar também em comunicação, acabamos nos acostumando com a série de mal entendidos que ele também provoca.

Enquanto Mercúrio está retrógado, falamos A enquanto o outro entende B, achamos que nos fizemos entender, mas não foi bem assim, e corremos o risco de entender tudo errado o que o outro queria nos dizer. Comunicação coletiva fica mais caótica e sempre temos problemas comuns a todos nesses assuntos.

Costumamos ter notícias de quem não víamos há um tempo e nem sempre esses reencontros são favoráveis. É a famosa volta dos que não foram, porque alguma coisa certamente ficou mal resolvida ali.

É comum enviarmos mensagem para a pessoa errada e temos que ter muito mais atenção ao assinar papeis e documentos.

Mas não é verdade que ele é assim tão malvado. Mercúrio retrógrado é o melhor momento para fazer revisões, retomar antigos projetos e refazer contatos. Podemos rever conceitos e projetos e fazer melhor nesses momentos.

Podemos sim assinar contratos e comprar carros e imóveis, mas podemos ter mais trabalho burocrático nesse processo, sem falar que temos que consultar sempre antes um advogado – e de preferencia também um astrólogo – e ler absolutamente tudo com cuidado antes de assinar. Sempre pode faltar uma cláusula importante que não percebemos.

Além disso, o que começa durante uma retrogradação de Mercúrio tende a se movimentar mais durante as próximas retrogradações.

As áreas onde temos Gêmeos e Virgem tendem a ser mais influenciadas e é por isso que geminianos e virginianos (de Sol ou Ascendente) costumam sentir sempre mais. Quem tem Mercúrio retrógrado no mapa natal tem mais benefícios nesses momentos e costumam ser os melhores períodos para inícios, lançamentos e comunicação em geral.

O que mais eu preciso saber durante uma retrogradação de Mercúrio ou qualquer outro planeta retrógrado?

A partir de agora, nesta página, estarão reunidas as principais informações sobre cada retrogradação, incluindo períodos e significados específicos do céu de cada momento, além de histórias, depoimentos e dicas importantes sobre planetas retrógrados.