Última Lua Nova de 2020 tem eclipse do Sol
por Titi Vidal
e efeitos que vão durar até junho de 2021!
Sol e Lua encontram-se pelo menos uma vez por mês no mesmo grau do mesmo signo e, neste momento, temos uma Lua Nova, início de um novo ciclo. De tempos em tempos, além de ser Lua Nova, este momento é também um eclipse do Sol.
Hoje em dia, sabemos que eclipses do Sol acontecem a cada 6 meses e que seus efeitos são muitos, mas nossos antepassados temiam muito este momento no qual o dia se fazia noite com o desaparecimento do estável Deus-Sol.
Quando um eclipse acontece, algo se movimenta em nossas vidas. Coletivamente, costuma ser um momento intenso, no qual assuntos surgem, desaparecem ou se intensificam. Em Astrologia Mundial, costumam ser associados a tensões para governantes ou artistas, muitas vezes trazem questões climáticas ou catástrofes naturais ou assuntos que de alguma maneira mexem com a vida de todos nós.
Individualmente, o eclipse cai em algum lugar do nosso mapa e os assuntos ativados se movimentam. Podemos ter ciclos finalizando ou iniciando ou alguma coisa sendo potencializada ali.
Fechando um ano intenso e desafiador como 2020, este eclipse que acontece no dia 14 de dezembro no signo de Sagitário nos traz a possibilidade de refletir sobre tudo que aprendemos ao longo do ano. O que vivemos de bom, o que ganhamos, os desafios que surgiram, o que perdemos, as mudanças que fomos forçados a fazer… Neste eclipse de Nodo Sul, temos a chance de abrir mão, de desapegar, de virar páginas, de fechar ciclos. Podemos resolver aquilo que já podíamos ter feito antes e devemos considerar o que precisamos pensar com mais foco e prioridade daqui em diante.
Sendo uma Lua Nova (ainda que com eclipse solar) em Sagitário, temos um convite para pensar no futuro e ajustar a rota para seguir na direção certa. Onde queremos e podemos chegar?
Um eclipse “apaga” a Luz do Sol e nos obriga a olhar para dentro e desta vez isso tende a acontecer com bastante profundidade.
Até porque este eclipse abre novos ciclos e caminhos. Antecede a chegada de Júpiter e Saturno em Aquário, onde já tem encontro marcado nos próximos dias (no solstício do dia 21/12). Este eclipse antecipa sensações para nosso 2021, já que seus efeitos tendem a durar durante todo primeiro semestre do ano novo.
O conselho é não deixar para fazer seu balanço sobre 2020 nem anotar suas metas para 2021 no fim do ano , mas sim iniciar este processo logo após esta Lua Nova. Além disso, ao fazer seu ritual da Lua Nova, lembre-se de incluir planos e metas para os próximos 6 meses.
Falando em ritual, tente se concentrar nesta reta final de ano e se organizar melhor na vida. Tente não carregar aquilo que não te pertence nem se apressar para viver o amanhã agora. É importante conhecer sua própria verdade e seus objetivos de vida para seguir na direção certa.
E nisso esse eclipse solar tende a nos ajudar. Será um momento para despertar verdades, valores e questões extremamente profundas dentro de nós e também nos assuntos ligados ao coletivo.
Parece muito especial um eclipse solar no signo de Sagitário, com Nodo Sul, para que possamos repensar questões acerca de valores e verdades, imediatamente antes da chegada de Júpiter e Saturno em Aquário, já que estes também serão temas para os próximos meses.
Assim, não tenha medo de abrir mão de falsas verdades. 2020 já tentou nos mostrar a realidade de tudo o tempo todo e agora é fundamental que possamos mergulhar um pouco mais para dentro de nós mesmos para que possamos voar mais alto, resgatando também nossas esperanças e capacidade de aprender mesmo diante das adversidades da vida.
É um momento desafiador, sim, mais um…mas é uma oportunidade de transformação profunda em busca de verdades que têm tudo para nos conduzir para lugares melhores na vida.