Sobre Titi Vidal

Sou astróloga, taróloga, jornalista e escritora.
Atendo profissionalmente desde 2003 e desde 2005 ministro palestras e cursos em minhas áreas da atuação.
Fiz minha formação em Astrologia na GAIA-Escola de Astrologia e diversos cursos complementares em outras escolas e com professores/astrólogos independentes, como Carlos Fini, Oscar Quiroga, Maurício Bernis, Astrobrasil e [email protected]
Sou terapeuta de constelações familiares formada pelo ISPAB-Institut für Systenische Psychotherapy de Munique, dirigido por Ursula Franke e Thomas Bryson, tendo realizado vários outros cursos e participado de diversos eventos nesta área.
Também fiz cursos de formação e especialização de Radiestesia, Tarô, Lenormand, Psicologia, Autoconhecimento, e outras áreas relacionadas.
Em 2005, desenvolvi a Mesa Astroradiônica, que une Astrologia à Radiestesia e à Radiônica. Fiz especializações e fui consultora e licenciada Astrobrasil e Astrobrasil Empresas por alguns anos.
Até 2019 fui Diretora de Conteúdo da CNA-Central Nacional de Astrologia, associação da qual já fui vice-presidente, coordenadora do Estado de São Paulo e assessora de imprensa.
Sou escritora e autora dos seguintes livros:
- CBA – Caderno Brasileiro de Astrologia n. 19: Amor e Astrologia: em busca de relacionamentos melhores
- co-autora do livro Comunicação em Cena, segundo volume, com o artigo Astrologia nas redes sociais: uma nova forma de compartilhar o céu, trabalho este realizado como monografia final na pós graduação que fiz em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero).
- co-autora do Livro Comunicação em Cena volume 4, com o artigo Do olhar crítico à visão compreensiva: olhando a Astrologia através da(s) janela(s).
- co-autora do Livro Comunicação em Cena volume 5, com o artigo Cartas de Tarô e Imagens na mídia: uma comparação.
- Co-autora do livro Comunicação, Diálogo e Compreensão, com o artigo Compreensão da Astrologia: diálogos homem-cosmos intermediados pela mídia.
- Co-autora do Livro Sofia Belas Artes: encontro de Saberes: Artes, Arquitetura, Saúde, Ciências Sociais e Humanas volume 1, com o artigo Imagens Midiáticas da Maternidade, que escrevi em parceria com meu marido, Pedro Ortiz.
- Co-autora do Livro Para compreender o método da compreensão, com o artigo Constelações Familiares na Penitenciária Feminina: uma experiência terapêutica e compreensiva em construção, que escrevi em parceria com meu marido, Pedro Ortiz.
- Co-autora do livro O lugar epistemológico da Astrologia entre os saberes, com o artigo A complexidade da Astrologia e sua presença na mídia.
- Co-autora do livro Mulheres Surpreendentes, no qual tive a oportunidade de contar um pouco sobre minha trajetória.
Sou jornalista, colunista de vários sites, revistas e jornais e tenho matérias publicadas e entrevistas em revistas, TV, rádio, sites e jornais há muitos anos. Fui astróloga do Programa Mulheres (TV Gazeta) por 4 anos (de dezembro de 2013 a dezembro de 2017), e fui astróloga da Revista Cosmopolitan (Editora Abril) desde novembro de 2015 (revista impressa, site e redes sociais) até o encerramento da revista em agosto de 2018. Também colaboro e tenho ou já tive colunas em outros sites, revistas e jornais.
Antes de atender ao chamado para trabalhar com minha verdadeira vocação, atuei como advogada por alguns anos. Nesta época (2002), fiz especialização em direito da família e das sucessões.. Foram quase 10 anos atuando no direito, entre o período de estágio e a advocacia. Até o fim de 2004 ainda atuava também como advogada.
Quando decidi fazer direito também pensava em cursar jornalismo, já que sempre gostei de escrever. Graças à Astrologia, a escrita e a comunicação se tornaram algo cada vez mais presentes na minha vida, o que me levou a fazer uma Pós Graduação em Jornalismo, na Faculdade Cásper Líbero (2009/2011).
Neste período fiz alguns trabalhos unindo Comunicação e Astrologia, especialmente a monografia realizada como trabalho de conclusão do curso, Astrologia nas redes sociais: uma nova forma de compartilhar o céu. Neste trabalho, pesquisei o impacto da internet, especialmente das redes sociais, na comunicação da Astrologia e na mudança de relação entre esta área do conhecimento e seu público.
Estes trabalhos foram motivados pela minha atuação pioneira na internet e redes sociais, temas que continuo pesquisando até hoje. O resultado da pesquisa (que foi publicada em livro) fez com que eu desenvolvesse outro projeto de pesquisa, que me levou ao mestrado, que cursei entre 2012 e 2014.
Assim, também sou Mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, tendo defendido em 2015 a dissertação Narrativas do Céu: a presença da Astrologia nos meios de comunicação, na qual pesquisei mais profundamente a relação entre Mídia e Astrologia. Você pode acessar e ler minha dissertação completa no site da Faculdade Cásper Líbero.
Continuo envolvida com o universo acadêmico. Fiz parte por alguns anos do grupo de pesquisa Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão (Faculdade Cásper Líbero) e do grupo de pesquisas Fundamentos Teóricos e Epistemologia da Compreensão como Método na Universidade Metodista de São Paulo.
Recentemente, fiz mais uma Pós Graduação na área de Comunicação, na PUC-RS. Terminei a pós graduação em Influência Digital: estratégia e conteúdo em 2019.
Tenho alguns projetos de pesquisa em andamento, envolvendo comunicação, compreensão, complexidade, mídia, astrologia, tarô, sistema penitenciário e maternidade, Nise da Silveira, entre outros.
Também sou coordenadora acadêmica de uma pós graduação em Constelação Familiar em São Paulo (Cefatef), onde atuo também como professora e como orientadora de projetos de TCC. É a primeira pós graduação em Constelação Familiar no Brasil reconhecida pelo MEC.
Como boa geminiana, continuo sempre estudando e fazendo links entre diversos saberes. Adoro meu trabalho e me sinto grata diariamente por fazer o que eu faço. Aprendo todos os dias com cada pessoa que faz parte da minha vida: professores, colegas de profissão, alunos, clientes, amigos e familiares.
Amo escrever e além dos projetos citados acima estou envolvida em cursos de escrita e tenho diversos projetos em andamento, que também incluem novos livros e projetos audiovisuais.
Também atuo como influenciadora e presto consultoria para empresas e marcas.
Cada vez tenho mais certeza de que uma das minhas missões de vida é comunicar e isso está presente em muitos dos meus projetos.
Tenho um Canal no YouTube (www.youtube.com/titividal), do qual sou roteirista e apresentadora. Infelizmente por conta da pandemia, não estou conseguindo abastecê-lo com a frequência anterior, mas tenho muitos vídeos já publicados.
EM 2018 criei a Rede Bellatrix, uma rede colaborativa multidisciplinar e temática, da qual também sou editora. É a realização de mais um sonho poder compartilhar não apenas meu conteúdo, mas também de tanta gente tão interessante, que ama o que faz e tem tanta coisa pra contar. Geminianamente fiquei tão feliz que também estou arriscando textos mais biográficos e sobre outros temas.
Também criei o primeiro podcast de Astrologia do Brasil. Fui a roteirista e apresentadora do Céu da Semana com Titi Vidal de novembro de 2018 a fevereiro de 2021. Produzido pela Deezer, sempre teve boa audiência, sendo o podcast original mais ouvido da Deezer Brasil. Foram 118 episódios semanais, além de muitos especiais.
Em fevereiro de 2021, lançamos o Podcast Astrológicas, apresentado por mim e pela minha amiga e parceira de trabalho, a também astróloga Isabel Mueller. O Podcast Astrológicas é uma produção Globo, Gshow e Milk Podcasts. Pode ser ouvido na GloboPlay, no Gshow e em outras plataformas de áudio digital. São 2 episódios semanis. Aos domingos, um episódio sobre o astral da semana. Às quartas feiras, o “astrologuês” traz sempre um novo tema. Em breve estrearemos também o Café com Astros, episódios com entrevistas.
Sou feliz por ter um trabalho que adoro e que faz sentido na minha vida e na vida de tanta gente.
E se você está aqui é porque já acessou este meu site, do qual sou criadora, editora e produtora de conteúdo, tendo textos inéditos praticamente todos os dias.
Seja sempre muito [email protected] 🙂
Foto: César Cinato