Sem organização não existe confiança
por Lygia Pontes
Você já parou para pensar na importância de ter uma agenda, uma rotina, uma vida organizada? A organização nos permite ter um dia a dia mais leve, afinal, não temos que correr para dar conta de tudo o que precisamos. Além disso, conseguimos nos concentrar em nossas prioridades e, melhor ainda, evitar que algo muito importante se torne também uma urgência. Mas existe um ponto ainda mais relevante em relação a manter a ordem em nosso dia a dia: é que sem organização não existe confiança.
Parece estranho pensar que há uma relação direta entre organização e confiança. Mas tenho certeza de que se você pensar em um único dia da sua vida, você vai encontrar uma ótima explicação para isso. Podemos usar um exemplo clássico: você marca com um pintor para ir a sua casa fazer um orçamento. Ele diz que vai chegar às 9h em ponto, só que ele aparece só depois das 14h e diz que teve um problema com outro cliente, que pegou trânsito etc. Como fica a sua confiança em relação ao trabalho que ele promete a você? Principalmente em relação ao prazo que, geralmente, costuma ser “é rápido, em uma semana tudo isso está pronto”. Pois é, sem organização não existe confiança.
Me dá 5 minutinhos?
Podemos pensar em outros exemplos de outros ambientes, por exemplo, no trabalho. Quem não tem um colega que adora dizer que “em 5 minutos te retorna”? Geralmente, quem fala isso acredita mesmo que precisa só de poucos minutos. Isso acontece porque a pessoa não é organizada, porque não tem clareza de como usa o tempo ou porque superestima a sua capacidade de conclusão das tarefas. Quando somos organizados, isso não ocorre. Temos uma noção clara de quanto tempo precisamos para realizar cada atividade e, com isso, fazemos promessas que podemos cumprir. Com isso, sempre que dizemos a alguém que tal prazo é viável ou inviável, a pessoa acredita no que falamos, afinal, ela confia em nossa palavra.
Para saber mais sobre como ser uma pessoa mais organizada no trabalho e fora dele, baixe o ebook gratuito Organização para a Eficácia.
Foto: Vanessa Serpas no site Unsplash