Respeitem o direito das pessoas fazerem isolamento social
por Lygia Pontes
Escrevi algumas vezes aqui na coluna Trabalhe Feliz sobre a importância de respeitarmos o espaço das pessoas, tanto físico, quanto abstrato e como, ao não cuidarmos disso, também somos bastante prejudicados. Para muita gente, isso pode ser difícil de perceber nas situações do dia a dia, principalmente quando estamos apressados para dar conta de tudo o que precisamos fazer. Mas, no meio de uma pandemia, pode ser mais simples perceber esse impacto e é justamente o que tenho visto. Por isso, faço um pedido: respeitem o direito das pessoas fazerem isolamento social.
Há algumas semanas, tive um dia cheio de imprevistos. Logo depois do café da manhã, precisei buscar uma encomenda, que eu não havia pedido, na portaria do prédio. Foi um presente, mas poderia ter sido entregue quando a pandemia terminasse. Aliás, acho que o impacto seria mais positivo. Afinal, eu não teria que interromper o meu trabalho, trocar de roupa, colocar a máscara, ir até o térreo, pegar a encomenda, higienizar tudo… Logo depois disso, aconteceram mais algumas situações que me fizeram sair de casa e, novamente, nenhuma delas havia sido planejada e podiam esperar.
Autorreflexão e comunicação são chave para respeitarmos o espaço das pessoas
No final do dia, fazendo um balanço de tudo o que aconteceu, só conseguia pensar no quanto o meu espaço havia sido invadido. É claro que, em algumas daquelas situações, eu poderia ter dito não. Mas, infelizmente, só pensei nisso depois. Já conversei com algumas pessoas e combinamos que, caso queiram me entregar algo, será combinado antes ou feito apenas quando a situação se normalizar. Elas entenderam que, embora não queiram ficar o tempo todo em casa, não podem impor aos outros a sua vontade e devem respeitar o direito das pessoas de fazerem o isolamento social.
Por isso, se você não pode, não consegue ou não quer ficar em casa durante a pandemia, avalie se as pessoas com quem interage estão na mesma situação. Esse comportamento pode ser adotado não apenas agora, mas em qualquer situação, inclusive no trabalho. Uma atitude simples pode nos ajudar a compreender a importância de respeitarmos o espaço das pessoas e se estamos fazendo isso: avaliar como nos sentiríamos se estivéssemos no lugar do outro.
Quer saber mais sobre como definir os seus limites e respeitar o dos outros? Entre em contato.
Foto: BRUNO CERVERA no site Unsplash