Qual escova de dente escolher para meu filho?
por Juliana Frigo
Com o nascimento do primeiro dente decíduo precisamos começar a higienização dos dentinhos com uma escova de dente. E é nessa hora que os pais se perguntam: “Qual escova escolher?”
Hoje, há no mercado uma grande variedade de escova de dente com designs diferenciados, personagens animados, escovas elétricas, o que dificulta na hora da escolha do instrumento adequado para as crianças.
As escovas devem remover a maior quantidade de placa bacteriana possível e suas dimensões devem facilitar a introdução e as manobras direcionadas as áreas posteriores da cavidade bucal.
Eu separei algumas dicas:
• As cerdas da escova devem ser arredondadas e macias, a fim de garantir menos possibilidade de lesões aos tecidos duros (dentes) e moles (gengiva).
• O cabo da escova deve ser longo, reto e com boa empunhadura, para que tanto os pais quanto à criança sejam capazes de executar os movimentos necessários e alcançar todos os dentes, incluindo os molares.
• A escova deve ser leve e fácil de manipular.
E a escova dental elétrica?
As escovas elétricas são recomendadas para os pacientes com destreza manual limitada ou com necessidades especiais. Para as crianças e pais motivados e adequadamente instruídos sobre os cuidados com a higiene bucal, a sua utilização não se faz tão necessária, embora eu perceba que muitas vezes ela funciona como um grande motivador aqueles pequenos mais resistentes.
Uma coisa eu aprendi com o Miguel, criança gosta de mastigar a escova durante a escovação, principalmente as mais novas, fazendo com que a escova se desgaste mais rápido. Por isso eu sempre aconselho os pais a terem duas escovas: uma para quando a criança for realizar a sua escovação, ela vai brincar e morder as cerdas e, provavelmente, terá as cerdas desalinhadas rapidamente, e outra para os pais, que efetivamente realizarão a higiene bucal. Assim não precisamos comprar estoques de escova de dente toda semana.
Beijos,
Dra. Juliana Frigo
CRO:97.564