Primeiros eclipses de 2025

por Titi Vidal
Eclipse Lunar e Eclipse Solar
O céu de março inclui dois eclipses. O primeiro, lunar, dia 14, no signo de Virgem. O segundo, solar, dia 29, no signo de Áries.
Eclipses eram muito assustadores para nossos antepassados, uma vez que nem sempre são visíveis e eles acreditavam ser algo raro e perigoso. Hoje, sabemos que eclipses acontecem com frequência. São 4 a 6 todos os anos. São eventos astrologicamente importantes, que costumam indicar mudanças significativas, individual e coletivamente.
No caso do eclipse lunar, ele acontece com Sol e Lua opostos, durante uma Lua Cheia.
Dessa vez será com Sol em Peixes e a Lua em Virgem.
Um eixo bastante relacionado ao serviço, às questões de saúde e a espiritualidade, além das questões ambientais e muitos assuntos que interessam ao coletivo.
Esse eclipse terá especial importância por ativar Saturno e Netuno ao mesmo tempo, sendo a primeira ativação significativa do aspecto entre ambos, que estará exato ano que vem, mas que já começamos a ver seus sinais.
Coletivamente, podemos esperar desenvolvimentos importantes nos assuntos de saúde pública, questões com o Papa e notícias sobre assuntos ambientais, por exemplo.
Individualmente, eclipses tocam certas áreas do nosso mapa, potencializando trânsitos e acelerando ou precipitando certos acontecimentos.
Vale lembrar que um eclipse lunar mexe muito com nossas emoções. E que pode trazer à tona coisas do passado. Especialmente pensando que Vênus está retrógrado e que em breve será a vez de Mercúrio iniciar sua retrogradação (15/03).
Até porque este é um eclipse com nodo sul envolvido, o que nos ajuda a resgatar e resolver questões antigas. É um ótimo momento para finalizar ciclos e mudar hábitos e padrões.
Em seguida, teremos um eclipse solar, no signo de Áries. Com nodo norte envolvido.
Será uma grande oportunidade para um recomeço. Assuntos novos devem surgir, no contexto coletivo e em nossas vidas individuais.
Muita coisa pode mudar repentinamente.
O tempo pode se acelerar.
Será um tempo de novidades.
Onde cai em nosso mapa, pode despertar acontecimentos e trazer transformações bastante significativas.
Vale reforçar que Saturno e Netuno estão prestes a ingressar no signo de Áries e que de fato caminhamos para novos tempos.
Em ambos os eclipses, devemos lembrar que são uma espécie de chamado. São despertadores cósmicos que nos convidam a tomar consciência e seguir em frente.
São, também, catalisadores de mudanças, que nos tiram da zona de conforto e nos obrigam a transformar alguma coisa.
No caso do eclipse lunar, podemos ver certas coisas sendo dissolvidas e, apesar de uma névoa poder pairar no ar, intuição e sinais nos ajudam a compreender muita coisa em níveis mais profundos.
Devemos estar atentos a questões envolvendo gás, drogas, hospitais e produtos químicos. Temos que avaliar muito bem antes de tomar decisões no escuro, sem saber todos os detalhes. Isso porque apesar da Lua em Virgem, o Sol em Peixes também traz essa energia à tona.
No caso especificamente de Virgem, o eclipse lunar pode falar de questões com indústria, área médica, serviços, alimentação. Questões profissionais ficam evidenciadas. É preciso ter mais atenção aos detalhes.
Já o eclipse solar, em Áries, coloca ênfase na energia física e no alto risco de agressividade e violência aumentadas. Precisamos tomar cuidado com fogo e explosões. Assuntos ligados à guerras e conflitos podem ganhar maiores proporções. Maior risco de acidentes e machucados. É bom evitar tumulto nos dias próximos ao eclipse e tudo que possa ser perigoso. Máquinas e instrumentos precisam ser utilizados com cautela e segurança.
Ambos eclipses nos deixam mais apaixonados e impulsivos, ansiosos e agressivos. Mas também corajosos e cheios de iniciativa. Especialmente para mudar hábitos e pequenos detalhes (eclipse lunar) que nos ajudem a tomar decisões e atitudes importantes (eclipse solar).
O importante, diante de tudo isso, é conhecer os próprios recursos, desejos e o momento em si. Saber observar o que estamos sentindo e planejar. Viver tudo com mais consciência e atenção.
Saiba mais agendando sua consulta pelo email [email protected].
Faça também: