Porque você não é feliz no trabalho
por Lygia Pontes
Ter uma vida feliz é o objetivo de praticamente todo mundo que habita esse planeta. E ser feliz no trabalho é, provavelmente, a meta de todos que têm uma vida profissional. Aliás, esse é o foco de grande parte de quem procura minha consultoria em eficácia e felicidade no trabalho. Mas se essa é a busca de tanta gente, por que grande parte das pessoas não é feliz no trabalho? Se você tem dúvidas, pergunte como alguns dos seus contatos se sentem no domingo à noite.
A partir da minha experiência apoiando meus clientes, cheguei a algumas conclusões sobre porque muita gente só gosta do trabalho na sexta-feira à tarde.
Meu chefe só me critica
Na maioria dos casos, isso é real. Mas, quando analisamos a fundo as críticas, verificamos que muitas surgem após falta de atenção a prazos, a entregas, ou seja, às promessas feitas. Uma vez que os acordos passam a ser cumpridos, as críticas diminuem ou até param. Isso não significa que os elogios vão começar a aparecer, mas pelo menos o profissional consegue ter dias mais leves.
Eu trabalho muitas horas
Fazer hora extra é a realidade de muita gente – eu mesma passei por isso durante muitos anos, chegando a trabalhar, em uma semana, mais de 100 horas! Porém, quando detalhamos o que foi feito durante todo o tempo dedicado ao trabalho, verificamos que perto de 70% das horas foram usadas para outras atividades, como resolver assuntos pessoais. Ao ter consciência disso, além de tomar atitudes para reduzir o desperdício de tempo, fica evidente que o trabalho não toma tantas horas do dia como parecia inicialmente e, assim, conseguimos nos organizar melhor.
Quando chego em casa, não tenho forças para fazer nada
Sentir um cansaço no final do dia é normal, mas se você não consegue fazer nada além de ficar sentado, é sinal de que a sua energia está sendo totalmente sugada ao longo do dia. Muita gente se sente assim porque passa o dia resolvendo questões urgentes e deixa as prioridades de lado. Reconhecer tudo o que foi feito ao longo de um dia de trabalho é um primeiro passo. Depois disso, é fundamental ter clareza da importância do que foi deixado de lado e, se era algo realmente prioritário, precisa ser feito em primeiro lugar. Quando isso acontece, a sensação de ser produtivo aparece e a mente fica mais leve, afinal, as preocupações diminuem, já que o importante foi ou está sendo feito.
Se olharmos atentamente para os exemplos que descrevi, veremos que podem ser resumidos com uma palavra: eficácia. E é por isso que a consultoria individual começa sempre com ela. Uma vez que o profissional está tranquilo com suas entregas e se sente útil, tem a mente mais calma para pensar no que realmente quer para sua vida. A partir daí, pode fazer a mudança que tanto deseja e, finalmente, ser feliz no trabalho.
Quer saber mais sobre como ser mais eficaz no trabalho e, como consequência, mais feliz? Entre em contato.
Foto: True Agency no site Unsplash