Porque ano de Saturno acaba, mas não termina…
por Titi Vidal
Um balanço de 2017, as perspectivas para 2018
2017 foi um ano bem difícil, pelo menos pra mim. Tal qual Saturno prometia, deu trabalho e exigiu esforço do começo ao fim. Trouxe obstáculos, desafios, dificuldades. Apontou o dedo pro nosso nariz e mostrou tudo que não estava bem feito, tudo que tinha falhas ou estava construído sobre falsas estruturas. Quis tirar da gente tudo que não tinha base e tudo que não era muito levado a sério.
Saturno pediu mais esforço, mas eficiência, mais produtividade. Pediu mais foco, mais determinação, mais trabalho. Em Sagitário, pediu mais convicção sobre nossos valores, mais certeza sobre nossas crenças, mas conexão com tudo que acreditamos de verdade.
Mais do que isso, pediu pra gente ter a certeza de estar agindo de forma coerente e responsável, de acordo com nossos valores mais essenciais e profundos. Vale lembrar que estar em Sagitário é um grande esforço pra Saturno, que quer colocar ordem na bagunça e restringir os horizontes, impondo claros limites a quem quer extrapolar ou ir muito além sem ter um planejamento prévio. Por isso mesmo trouxe diversos obstáculos para nossas vidas, para testar nossos limites, nossos desejos, nossos valores e objetivos.
E a partir de agora, se a coisa ficou firme, se você continua desejando a mesma coisa, se conseguiu construir apesar de tudo, é hora de se dedicar ainda mais e cuidar com muito carinho de tudo que deseja que tenha mais estrutura e crescimento. Antes do ano acabar, Saturno parte para Capricórnio, sua primeira casa, feliz e satisfeito por poder fazer tudo que mais gosta. Mas sejamos justos com Saturno, apesar de todos os desafios, ele nos trouxe muita coisa boa. Fez crescer, trouxe resultados bem firmes e concretos para quem já vinha batalhando por isso. Mostrou claramente quem está no caminho certo. Trouxe uma época de colheita pra muita gente. Claro que ao modo Saturno de ser: de forma lenta, mas consistente. Saturno nos traz a ideia de construir tijolinho por tijolinho. E o resultado, com Saturno, é sempre proporcional ao esforço de cada um.
Em 2017 também tivemos Júpiter em Libra, nos conectando com as pessoas certas, permitindo compartilhar desafios, dificuldades, alegrias e oportunidades. Fez crescer parcerias, apesar de ter nos afastado de pessoas com quem não tínhamos mais sintonia. 2017 foi um ano de estruturação e (re) construção pra muita gente. De desafios inimagináveis, de compreensão e cooperação, de união e crescimento, apesar de tudo.
Agora, em 2018, o cenário não é assim tão diferente. Temos a impressão, em geral, que quando o ano vira, as coisas mudam como que num passe de mágica. Mas já sabemos que não é bem assim né? E quando temos um ano tão fortemente influenciado por Saturno, também temos essa ideia que as coisas não terminam simplesmente assim tão fácil.
Agora temos que manter sustentando os valores e tudo mais que foi construído em 2017. Temos que continuar cuidando muito bem, com responsabilidade, persistência e disciplina de tudo que está crescendo. Temos que continuar plantando e construindo o que ainda precisa crescer. Temos que continuar colhendo frutos com gratidão de tudo que está vindo de oportunidade para cada um de nós. 2018 traz uma ideia de continuidade, o que também significa que teremos outros obstáculos e desafios pelo caminho.
Mas, sem dúvida, começaremos o ano mais maduros e preparados do que começamos o ano anterior, mais prontos pra encarar e viver a vida, mais responsáveis pelo nosso próprio caminho e destino, sabendo melhor quem somos e o que queremos da vida. E assim, na virada do ano, renovamos os votos de esperança e focamos em nossos desejos mais profundos, sabendo que tudo nessa vida pode ser realizado, mas que tudo depende do nosso próprio esforço e que tudo que fazemos têm consequências, porque em tempos de Saturno (que agora fica ainda mais forte, em Capricórnio), não se brinca em serviço.
E assim vamos em frente, porque a vida sempre continua. Feliz ano novo!