Por um mundo com mais amor e respeito
por Titi Vidal
Sobre um post que fiz no Instagram…
Meu post anterior gerou uma onda de ofensas e xingamentos e estou aqui pra levantar essa e algumas outras questões importantes.
Estou sempre lembrando da importância do não julgamento, do respeito aos outros e da empatia e entendo que mesmo que eventualmente a gente não concorde com outra pessoa, respeito continua sendo muito bem-vindo.
Ao utilizar a palavra “amigues” no post sobre o céu do dia, algumas pessoas se sentiram ofendidas e passaram a me xingar de forma gratuita e deliberada, não apenas no próprio post, mas também por direct.
Essa não é a primeira e provavelmente não será a última vez que passo por esse tipo de situação. Em outros momentos, sofri ataques por citar a Covid, por recomendar o uso de máscara ou por gente que ficou deduzindo posicionamentos políticos ou vestindo carapuças a partir do céu do dia.
Até mesmo a cor do meu óculos ou o modelo da taça na qual eu tomo vinho já foram motivos de mensagens agressivas e deselegantes. Dá pra acreditar?
Dessa vez, o uso da linguagem neutra fez com que eu recebesse ofensas que vão do ter sido chamada de burra, ignorante, idiota e outras palavras que prefiro não reproduzir.
Para quem não sabe, o uso da linguagem neutra tem sido um debate intenso não apenas no Brasil, mas em outros países, como uma forma inclusiva e acolhedora, que considera todos e todas, independente de gênero.
Deixo aqui o convite para quem se sentiu ofendido e a quem me ofendeu ou a quem nem tem ideia de que isso está acontecendo no mundo (afinal, o que mais temos visto por aí é gente alienada e sem informação ou noção do que tem acontecido no mundo) para que busquem notícias e especialistas falando sobre o assunto, que conheçam as discussões que têm acontecido e que ao menos reflitam a respeito.
Ninguém é obrigado a concordar com isso ou com qualquer outra coisa, mas um pouco mais de respeito, gentileza e empatia faz bem para todos.
Eu, pessoalmente, sequer me senti ofendida. Fico sempre indignada pelo fato de que ao invés de levantar uma discussão saudável com direito a ouvir os diferentes pontos de vista ou simplesmente deixar um outro ponto de vista, as agressões muitas vezes parecem a única forma que algumas pessoas têm de se manifestar.
Aqui no meus perfil todos e todas e todes são bem-vind@s e eu lembro que sou completamente contra qualquer tipo de preconceito. Sou a favor da inclusão, da empatia, do respeito e do amor.
Também não tenho um perfil em busca de milhões de seguidores, mas sim como uma forma de compartilhar Astrologia e outras coisas que considero relevantes para mim e para os outros. Qualidade é e sempre será mais importante do que quantidade e meu desejo é que esteja por aqui quem quer mesmo estar e que mantenha o respeito e o amor ao próximo.
Abraços carinhosos e cheios de amor em todas, todos e todes 🙂