Mercúrio retrógrado em Peixes

Para resgatar sonhos e repensar a vida
De 26 de fevereiro a 20 de março de 2026, Mercúrio, planeta da comunicação, está retrógrado outra vez.
Apesar de ter se tornado algo assustador, a retrogradação de Mercúrio é algo comum, que acontece três vezes por ano e que, apesar de alertar para alguns riscos, é sempre uma boa oportunidade em vários aspectos.
O que é uma retrogradação de Mercúrio
Conforme bem explicado em www.mercurioretrogrado.com.br, Mercúrio, assim como os demais planetas, de tempos em tempos retrograda por uma condição astronômica. Isso acontece porque, assim como a Terra, Mercúrio está “caminhando” em volta do Sol. Mas como estamos na Terra, temos a impressão visual de que todos, inclusive o Sol, giram a nosso redor. Claro que isso é uma ilusão visual, mas dependendo do posicionamento do Mercúrio (ou de outros planetas), parece que ele está caminhando na direção oposta à do Sol. Astrologicamente falando, isso implica no planeta “voltando” nos graus dos signos, ou seja, retrogradando.
Simbolicamente, isso nos leva a rever, repensar ou retomar os assuntos ligados ao planeta. Especialmente no caso de Mercúrio, somos levados a repensar muita coisa. A rever pontos de vista, ideias, opiniões. Podemos revisar ou retomar projetos e negócios, contatos ou ideias.
Os reais riscos de uma retrogradação de Mercúrio
Na prática, isso não é ruim. Ganhou fama nos últimos tempos por uma publicidade da mídia e de alguns astrólogos, mas está bem distante de ser o aspecto mais desafiador. Aliás, nem sequer precisa ser um desafio.
Provavelmente hoje em dia é mais complicado ter um mercúrio retrógrado do que antes, já que vivemos acelerados. Na verdade, quando Mercúrio fica retrógrado, é mesmo comum termos problemas de comunicação. Vamos mandar mensagem pra uma pessoa e sem querer mandamos para outra. Mandamos uma mensagem sem ler ou corrigir, e vai com erros. E, na verdade, a retrogradação de Mercúrio nos mostra que temos feito as coisas no automático, sem pensar, com pressa. No fim, a culpa não é do Mercúrio retrógrado. É nossa. Ele só chega pra nos lembrar.
É comum, ainda, que computadores, celulares e impressoras pifem durante a retrogradação de Mercúrio. Mas em geral são panes que já estavam para acontecer, não uma novidade. Ele só faz o problema aparecer pra nos lembrar que é preciso fazer revisões constantes, inclusive das coisas, incluindo nossos eletrodomésticos.
A agenda costuma ficar mais caótica, com compromissos que chegam de última hora ou que são cancelados quando menos se espera. Em geral, porque já deve ser o momento de rever agenda e rotina.
Assuntos e conversas são retomados, muitas vezes, inclusive, problemas. Provavelmente porque já devíamos ter resolvido antes.
Outra coisa muito comum de acontecer nas retrogradações de Mercúrio, é o contato de gente do passado. A famosa volta dos que não foram, como costumo dizer. Porque o pensamento está mesmo voltado ao passado e, se não somos nós pensando em alguém que ficou pra trás, é o outro que pode estar pensando na gente.
Na prática, nada disso é um risco real, apenas pontos de atenção. Lembretes de que precisamos ler antes de enviar ou assinar as coisas. Lembrar também de que é preciso cuidar bem das coisas e ter atenção aos reparos que se fazem necessários. Pensar que repensar a vida pode ser saudável e que se alguém do passado aparece, é porque talvez ainda tenhamos algo para resolver, nem que seja dentro de nós mesmos.
Uma complicação extra nesta retrogradação atual
Neste momento, temos algumas questões extra.
Estamos entre dois eclipses nesse início de retrogradação. O do Sol, que aconteceu em Aquário, em aspecto com Urano, dia 17 de fevereiro, e um lunar, que acontece dia 3 de março, em Virgem. Eclipses potencializam as questões de passado e também fins e começos, assim como possíveis panes e mudanças bruscas.
Além disso, dia 27 de fevereiro Marte e Urano estão em um aspecto exato, tenso e desafiador, em geral associado a acidentes grandes, explosões, incêndios, violência e, na linha do que Mercúrio retrógrado promete, panes elétricas, curtos circuitos, problemas tecnológicos e instabilidade nas comunicações.
Isso significa que nesta retrogradação em especial podemos lidar com esse lado mais tenso, mas não por sua causa, mas sim pelo contexto.
O que Mercúrio retrógrado tem de bom?
Muita coisa. E eu, como astróloga há tantos anos e com Mercúrio forte no mapa, adoro as retrogradações.
No meu caso, são sempre momentos de olhar mais para dentro, de rever rotina, agenda, compromissos, ideias, projetos e mais um tanto de coisas. Aproveito muito essas fases para diminuir o ritmo ou focar mais em alguns projetos específicos, para retomar projetos que ficaram na gaveta e contatos com amigos e colegas queridos. É super comum que eu resolva coisas bem importantes da minha vida. Já comprei imóvel, já lancei projetos de grande porte, tudo com sucesso. Porque não é uma questão de não fazer, mas sim de fazer com atenção e foco.
Isso significa que você pode assinar, conversar ou comprar. Não tem problema. Mas leia as cláusulas. Pense antes de fazer ou investir. Repense antes da decisão final. Ao conversar, escute primeiro. Saiba ouvir. As conversas podem ganhar profundidade e solução nesses momentos.
A retrogradação de Mercúrio é ótima para revisar coisas. Sejam textos ou projetos ou ideias. Para organizar sua casa. Abrir uma gaveta, um armário. Doar o que não precisa mais. Repensar a forma como se organiza no dia a dia. Rever a agenda para melhorar sua saúde ou qualidade de vida.
É um bom momento para marcar um check up atrasado, repensar hábitos e cuidar melhor da saúde. Tomar decisões que podem ser interiorizadas e seguir após a retrogradação.
Podemos retomar assuntos e conversas antigas. Fazer aquilo que já devíamos ter feito há muito tempo.
Ao contrário do que se diz, pode ser um bom momento para trocar de carro, ou de celular, porque este é o momento da revisão, da mudança, de buscar algo que faça mais sentido nesse momento. Inclusive levar o carro pra revisão, agendar com o técnico do computador, este é o momento perfeito.
É comum que clientes voltem nesses períodos, mas podemos nos adiantar e entrar em contato com esses clientes antigos para que se lembrem de nós.
Podemos retomar contatos estratégicos, marcar reuniões pendentes, fazer com que negócios “empacados” possam ser resgatados e retomados.
Agora em Peixes, podemos resgatar sonhos antigos e, de forma estratégica, pensar em como colocar em prática. Podemos ouvir mais a nossa intuição, os sonhos, as sincronicidades. Podemos nos voltar mais para dentro, fazer mais silêncio, saber ouvir, a nós mesmos, aos outros, a vida.
Vênus começa a retrogradação com Vênus, podemos resgatar bons sentimentos, sonhos agradáveis, contatos afetivos. Pensar em como se aproximar mais de quem a gente gosta, retomar hobbies, coisas que nos trazem felicidade.
Durante a retrogradação, Mercúrio faz bom aspecto com Júpiter, nos lembra de contar mais com a sorte, de pensar mais positivo. Podemos nos lembrar do propósito do que estamos fazendo. Ou resgatar isso, se ficou pra trás. Júpiter, aliás, está retrógrado agora, reforçando a importância do repensar também valores, crenças, atitudes. Júpiter fica direto dia 11 de março e Mercúrio ainda segue por alguns dias retrógrado.
Mercúrio também faz aspecto com Marte durante a retrogradação, pedindo pra não ficar só no repensar, mas pra gente agir. Como já disse, não tem problema fazer, é só fazer bem feito.
Mercúrio retoma o movimento direto dia 20, um dia astrologicamente perfeito para “olhar para a frente”. Logo após a Lua Nova do dia 18 e no dia do ano novo astrológico e, desde já, fica o convite: o que vamos repensar daqui até o dia 20, para que, então, possamos de fato colocar em prática e fazer de um jeito novo? Quais sonhos queremos resgatar? Como mudar nossa rotina para viver melhor?
Não vamos ter medo de Mercúrio retrógrado. Não é culpa dele. Ele é lembrete, é inspiração.
Vem dar as mãos aos eclipses e reforçar o chamado: é hora de olhar para dentro.
E isso também trás a importância de olhar para trás, repensar escolhas, ideias, coisas subjetivas ou práticas que nos trouxeram até aqui.
Mas é olhar para trás para aprender com os erros ou resgatar a sabedoria dos aprendizados de vida.
É olhar para dentro em busca de respostas que só nós podemos ter.
E é olhar pra frente com mais otimismo, sabendo que é no presente que fazemos as escolhas para um futuro melhor.
Boa retrogradação de Mercúrio pra todos nós.
E saiba mais sobre isso em www.mercurioretrogrado.com.br.
Neste link você inclusive descobre se tem Mercúrio retrógrado no seu mapa natal e, se tem, saiba que este é um dos melhores momentos do ano pra você!


