Mercúrio retrógrado (de Virgem para Leão)
Atenção aos detalhes para seguir o coração
Em torno de 3 vezes por ano, Mercúrio, planeta da comunicação, fica retrógrado.
É uma impressão visual, uma espécie de ilusão de ótica, que acontece devido ao fato de que tanto Terra quanto Mercúrio estão girando em torno do Sol, porém, da Terra, temos a impressão de que Sol e planetas, incluindo Mercúrio, transitam pela eclítpica, uma linha imaginária que circula a Terra.
Astrologicamente, ao retrogradar, Mercúrio começa a voltar nos graus do zodíaco, como se estivesse caminhando na direção oposta à do Sol.
Início da retrogradação, em Virgem
A partir da madrugada do dia 4 para 5 de agosto, Mercúrio inicia seu movimento retrógrado, no signo de Virgem, que, inclusive, é regido pelo próprio planeta e é um posicionamento onde fica forte.
Como todas as retrogradações de Mercúrio, é importante iniciarmos o movimento de repensar as coisas: estilo de vida, hábitos, padrões, ideias, conceitos, objetivos de vida, etc. Em virgem, a necessidade de rever hábitos e a rotina em si fica ainda mais forte. Podemos repensar a forma como nos alimentamos, como nos cuidamos, do corpo e da mente. Podemos rever coisas de trabalho e repensar a forma como vivemos nosso dia a dia.
A atenção aos detalhes fica mais importante e é bom não deixar passar nada.
Mercúrio ganhou uma má fama quando retrógrado especialmente porque hoje em dia fazemos tudo com pressa, correndo e sem atenção. Ao sentir que precisamos estar disponíveis e produtivos o tempo todo, muita coisa acaba passando e, especialmente ao retrogradar, Mercúrio nos mostra os resultados, as consequências do que não é bem feito. Em virgem, podemos apostar que isso fica ainda mais intenso.
Mas este é sempre um bom momento para repensar coisas para que nos tornemos mais produtivos de forma saudável. Podemos (e devemos), ainda, aproveitar essa fase pra fazer revisões e retomar projetos importantes. Antigas ideias podem voltar de forma muito mais possível neste momento.
A partir do dia 15, de volta a Leão
Ao retrogradar em Virgem, Mercúrio retorna para o signo de Leão, para nos ajudar a resgatar antigos sonhos e projetos que tocam nosso coração. Mercúrio seguirá por Leão até o dia 28 de agosto, quando retoma seu movimento direto.
Durante este período, passará por pontos onde esteve recentemente, ativando assuntos, conversas e situações que já foram mexidas nos últimos tempos.
Isso pode trazer certas coisas à tona, até mesmo de um passado mais distante. Isso inclui assuntos, situações e pessoas, que sempre voltam em termos de Mercúrio retrógrado.
Não precisamos ter medo de Mercúrio retrógrado
Apesar de toda teoria da conspiração em cima disso (especialmente por quem não tem muita prática astrológica), ele está longe de ser um problema em nossas vidas.
Pelo contrário.
Está certo que a comunicação pode ficar mais truncada, que podemos ter um aumento nos mal entendidos e problemas nas questões tecnológicas.
Mas ele nos dá fôlego para respirar, repensar e retomar. Nos oferece segundas e terceiras chances e possibilita novos caminhos. Podemos aprender com erros do passado, resgatar sonhos e ideias e até mesmo encontrar objetos perdidos. É uma super oportunidade de olhar as mesmas coisas com outros olhos, encontrando novas soluções para velhas questões.
O mais importante de tudo, sempre, é saber aproveitar essas oportunidades, passando a prestar mais atenção ao que poderia trazer problemas, já que essa também é uma boa chance da gente fazer de outro jeito daqui pra frente. Melhor, como pede Virgem, com o coração, como pede Leão.
Quanto aos riscos, basta saber ouvir, pensar antes de falar, reler antes de enviar e ter certeza antes de assinar.
Vamos perder o medo e aproveitar essa fase?