Planetas retrógrados no seu mapa natal
por Titi Vidal
Um planeta está retrógrado quando aparentemente está caminhando na direção oposta à do Sol. Ao invés de caminhar grau a grau do zodíaco, faz o movimento reverso. Isso se deve ao fato de que a Astrologia tem como referencia o ponto de vista do observador e estamos na Terra. Porém, os planetas giram em torno do Sol e por isso, de tempos em tempos, todos ficam retrógrados. E é por isso que Sol e Lua nunca ficam retrógrados. Costumamos falar muito sobre os retrógrados num determinado momento. Por exemplo, quando Mercúrio fica retrógrado, acabamos revendo assuntos, retomando contatos e apesar de todas as coisas boas que um Mercúrio retrógrado pode fazer por você, ele costuma gerar mal entendidos em comunicações e coisas cotidianas. Como quase sempre algum planeta está retrógrado, muita gente nasce com retrógrados no mapa e isso também tem um significado e importância. Um planeta retrógrado no mapa natal, para quem tem uma visão mais cármica ou espiritualista, traz significados importantes. E em todos os casos, pode ser um planeta que traz assuntos importantes para nossa vida. É comum que tenhamos alguma dificuldade envolvendo os assuntos daquele planeta. Por exemplo, um Mercúrio retrógrado pode trazer dificuldades de entendimento e compreensão, pensamentos mais obsessivos e uma maior dificuldade de aprender pela necessidade de repetição. Por outro lado, é muito comum encontrar ótimos escritores e revisores que tenham Mercúrio retrógrado, dada sua tendência a olhar as coisas com mais profundidade. Uma Vênus retrógrada pode trazer mais dificuldades nos relacionamentos, mas é muito provável que as relações também sejam mais profundas. Um Marte retrógrado pode trazer uma diminuição da energia ativa e uma maior tendência a voltar a energia agressiva para si mesmo. Por outro lado, encontramos esportistas incríveis que possuem Marte retrógrado. Tudo isso sempre depende de outras condições do planeta envolvido e de todo contexto do mapa. Além disso, depende de como a pessoa vai direcionar e viver aquela energia. É importante lembrar que os planetas sociais (Júpiter e Saturno) e geracionais (Urano, Netuno e Plutão) ficam retrógrados por mais tempo e em geral muitas pessoas nascidas no mesmo ano compartilham do aspecto e ele acaba tendo um efeito que também é coletivo. É importante ressaltar que o planeta retrógrado no mapa terá um impacto em sua vida e isso pode ser positivo! Por isso é importante ter consciência inclusive das limitações, que podem ser superadas com recursos internos. Abaixo, algumas dicas para viver melhor os planetas pessoais retrógrados em seu mapa natal:
Mercúrio retrógrado: você tende a captar detalhes que outras pessoas não conseguem enxergar com tanta facilidade e por isso você tende a ser um bom revisor, por exemplo. Mas deve estar sempre atento ao assinar contratos e lidar com seus documentos. Uma boa dica para lidar bem com seu mercúrio é não ter medo de repetir e refazer sempre que necessário.
Vênus retrógrado: você pode viver conectado com seus amores e vivencias do passado e pode ter alguma timidez ou dificuldade de se relacionar, mas é fato que suas relações tendem a ser mais profundas e você tende a viver experiências afetivas super marcantes. Uma boa dica para viver bem essa Vênus é ter contato com experiências artísticas.
Marte retrógrado: você até pode sentir alguma dificuldade quando precisa agir e pode não se dar conta da energia agressiva que tem. Mas é importante observar se toda essa energia e capacidade de ação não estão, na verdade, voltados para dentro de você. De qualquer forma, tenha certeza que você tem um potencial para agir e conquistar acima da média e uma boa dica para descobrir isso é praticar algum esporte.