Os desafios da liderança
por Lygia Pontes
Ser líder não é uma tarefa simples. É preciso gerenciar a equipe, administrar as diversas ferramentas das empresas dedicadas à gestão dos recursos humanos, influenciar o time e dar o exemplo em suas atitudes e comportamentos. No meio de tudo isso ainda estão “as atividades para as quais o profissional foi contratada”, como eu já ouvi algumas vezes.
É muita coisa e, por isso, ter aliados é essencial. E eles estão muito próximos: são os integrantes da equipe. Quando temos um time unido, a responsabilidade é dividida e todos passam a zelar pelo bom desempenho do grupo. Por exemplo: se um profissional está sobrecarregado e com dificuldade de cumprir prazos, pedir ajuda não é um problema – na verdade, o apoio chega antes de ser solicitado, porque a necessidade já foi percebida. Com isso, a liderança não precisa estar o tempo todo olhando tudo e todos. O time flui em harmonia.
Para chegar nesse nível de integração, é preciso construir um ambiente colaborativo. E isso é possível por meio de algumas atitudes:
- Dar o crédito: nunca, em hipótese alguma, pegue o crédito por algum projeto ou ideia. E se alguém da sua equipe fizer isso, converse com a pessoa.
- Manter a calma: mesmo nas situações mais complicadas, não grite, não brigue. Se perceber que está muito nervoso, esfrie a cabeça – dar uma volta ajuda muito!
- Priorizar: não peça para sua equipe fazer tudo ao mesmo tempo. Verifique o que é prioridade e auxilie cada pessoa a organizar sua agenda.
- Fornecer feedback: parabenize a equipe em público e critique em particular. As duas atitudes são importantes e devem ser feitas praticamente todos os dias; não espere os momentos formais de feedback, porque as situações podem ter sido esquecidas ou ter uma importância menor depois de tanto tempo.
- Combinar “o jogo” com os envolvidos: nunca prometa nada sem antes falar com os profissionais que serão responsáveis por executar uma tarefa. Apenas eles poderão dizer se é viável, se o prazo é adequado e se todas as informações foram fornecidas.
Existem outras atitudes que podem ser tomadas pela liderança para tornar o ambiente de trabalho colaborativo, mas eu considero essas as mais relevantes. Porém, no meio de toda a correria do dia a dia, pode ser que você se esqueça delas. Ter um mapa natal com aspectos que indiquem ansiedade, como uma lua em áries (experiência própria), também pode impedir que você se lembre dessas atitudes. Se isso ocorrer, não se preocupe. Aplique as duas regras de ouro para um bom relacionamento pessoal e profissional: reciprocidade (não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você) e peça desculpas, quando perceber que cometeu um erro.
Foto: rawpixel no site Unsplash