O que a saída do William Bonner do Jornal Nacional nos ensina sobre ciclos

por Titi Vidal
Um ciclo de Saturno completo é sinal de muito sucesso
No último dia 1, William Bonner comunicou sua saída do Jornal Nacional, que será efetivada em novembro. Após 29 anos no comando do telejornal, Bonner fará uma mudança em sua vida profissional e assumirá, a partir do ano que vem, o Globo Reporter, ao lado de Sandra Annemberg.
Não vou aqui falar sobre o mapa dele, porque não considero ético falar sobre o mapa de quem não me pediu para fazer isso, mas quero pegar esse gancho para falar de um ciclo muito importante que é o de Saturno.
Saturno leva aproximadamente 29 anos para dar uma volta completa no zodíaco e esse é um ciclo que fala muito sobre nosso desenvolvimento pessoal, profissional e amadurecimento.
Desde a infância, a cada aproximadamente 7 anos, Saturno dá um alô e reflete momentos de grande desenvolvimento na vida, seja na passagem da primeira infância para assumir mais responsabilidades na escola, seja na adolescência, por volta dos 14 anos, quando muita coisa muda na vida, ou durante a vida adulta, quando os trânsitos de Saturno, geracionais e individuais,
E é muito comum que os trânsitos de Saturno, inclusive, reflitam marcos da nossa vida, pessoal ou profissional. Ao transitar pelo nosso mapa, vai marcando claramente a passagem do tempo.
Em outras palavras, Saturno é mesmo o senhor do tempo, nosso relógio cósmico que vai pontuando não só a passagem desse tempo, como as coisas importantes da nossa vida.
Um momento que ficou famoso é o próprio retorno de Saturno, o momento no qual ele volta para onde estava quando nascemos. Isso acontece mais ou menos aos nossos 29 anos e novamente aproximadamente 29 anos depois.
Este momento, que é um marco na vida da maior parte das pessoas, costuma ser uma fase de definições muito importantes de vida.
Mas, independente do nosso retorno de Saturno pessoal, esses ciclos valem para diferentes acontecimentos da nossa vida.
Por exemplo, quando começamos alguma coisa, seja um relacionamento ou emprego, 7 anos depois essa situação pode passar por uma crise, por ajustes ou mudanças, que podem incluir uma ruptura ou uma evolução importante. Já ouviu falar da crise dos 7 anos? Tem a ver com isso.
Quando esse momento é ultrapassado, podemos viver algo parecido a cada novos 7 anos aproximadamente. Apesar de arredondarmos para esses 7 anos, o ciclo completo é de mais ou menos 29 anos e é aí que entra o William Bonner.
No dia que Bonner apresentou o Jornal Nacional a primeira vez, em 1 de abril de 1996, Saturno estava exatamente no grau 29 de Peixes. Adivinha em qual grau Saturno estava no dia 1 de setembro de 2005? Pois é, 29 graus de Peixes. Exatamente um ciclo de Saturno depois.
Ou seja, um ciclo de Saturno está completo e esse costuma mesmo ser o momento para buscar novos ares. Até porque, chegar até um ciclo de Saturno completo em um mesmo trabalho não é para qualquer um. É uma garantia e tanto de sucesso. Após um ciclo de Saturno completo, é hora de repensar os rumos e decidir: é possível seguir crescendo onde está ? Ou é hora de buscar novas oportunidades a partir de toda experiência que já se tem?
Até porque, mudanças de trabalho em marcos de Saturno, mesmo que nos ciclos intermediários, também sempre pode ser uma busca por mais qualidade de vida ou melhor integração com outros objetivos, muitas vezes pessoais. E provavelmente isso vai acontecer com o William Bonner que, por mais que siga trabalhando em um outro programa, deixa de apresentar um jornal diário para se dedicar a não apenas apresentação, mas a reportagens especiais profundas e que permitem um trabalho em outro ritmo, o que certamente mudará sua rotina. E essa é uma escolha que reflete uma conquista de pessoas de sucesso. Isso também costuma refletir o merecimento que Saturno oferece para quem se dedica com esforço.
E isso tudo é legal para pensarmos sobre nossos próprios ciclos e para vermos como a Astrologia funciona na prática.
Aliás e curiosamente, no último dia no qual Bonner apresentará o JN , dia 3 de novembro, Netuno, retrógrado, chegará aos 29 graus de Peixes, marcando esse fim de ciclo de forma completa em busca de novos sentidos para a vida dele e para a vida de muitos de nós.
Afinal, Saturno e Netuno estão se despedindo de Peixes e logo ingressarão definitivamente em Áries, onde em fevereiro de 2026 têm um encontro marcado no grau zero e prometem mudar a vida de muitos de nós.
