O poder de dizer “obrigada”!
por Ju De Mari
PROSA Coaching * @prosa_coaching
Todo mundo gosta de receber uma palavra de reconhecimento, um elogio a um trabalho bem feito, um incentivo pra continuar praticando determinado comportamento (mesmo se você fica vermelha e não sabe o que responder, sente o quentinho no coração, não é mesmo?). Já parou pra pensar se você está sendo boa em reconhecer o que as pessoas fazem de bom por você? Observar, reconhecer e agradecer, os três verbos de ação assim, juntinhos, formam uma competência valiosa. E, que, quando vira hábito, gera uma energia leve, gostosa e muito próspera pra nossa vida.
A boa notícia é que essa prática do reconhecimento pode ser desenvolvida por meio de pequenos gestos. Pra começar, que tal transformar as coisas boas que acontecem a você em boas experiências? Podem ser coisas bem singelas, mas, se você se acostumar a colocá-las no papel, na sua lista de coisas para agradecer!, pode estender o efeito que elas tiveram e perceber que tem muito mais motivos pra sorrir do que está valorizando. Deixe que essas pequenas alegrias contaminem seus dias pra melhor.
Um passo além desse registro positivo, e que tem um impacto ainda maior, é dizer pras pessoas que são importantes pra você de alguma forma e/ou participaram de algo que mudou seu dia que elas fizeram isso (pode ter sido algo que alguém disse ou deu pra você, mas pode ser simplesmente o fato daquela pessoa existir e inspirar sua vida, viu?). Agradeça sem elaborar muito e sem deixar passar muito tempo entre a gratidão que você sentiu e a ação de reconhecer esse sentimento para o outro.
Agradeça com um cartãozinho, um email, um áudio no whatsapp ou uma mensagem rápida no Messenger. Quem sabe mandando flores, uma caixa de brigadeiros no meio da tarde ou uma foto de algo que você viu na rua e fez você se lembrar da pessoa e reviver a boa sensação de saber que ela está na sua vida?