O Inusitado na Música
por Angelo Mugia
Pela internet tenho acessado alguns projetos musicais que têm me possibilitado conhecer propostas interessantes, diferentes de artistas e grupos, muitos deles novos, ou de nomes bastante conhecidos, mas que se mostram em apresentações de formatos, muitas vezes, não habituais.
Um deles é o Tiny Desk Concerts. É uma série de vídeos de shows ao vivo, produzidos pela NPR Music. A National Public Radio (NPR) é uma organização americana de mídia sem fins lucrativos, sediada em Washington, que se mantém com patrocínios privados e públicos, criada em 2007.
As apresentações do Tiny Desk Concerts acontecem atrás de uma mesa de escritório do produtor e criador do programa Bob Bollen. Em agosto passado, após 10 anos de existência deste programa, a série apresentou mais de 700 shows e tem bilhões de visualizações pelo YouTube.
Por ali já passaram músicos de vários gêneros musicais e diversas gerações, famosos ou não, como Yo-Yo Ma, Peter Frampton, Adele, Chick Corea, Dee Dee Bridgewater, Erikah Baduh, John Legend, para citar alguns. Há 4 anos, foi criado um concurso para jovens artistas e grupos e, desde então, tem atraído milhares de inscrições a cada ano.
Nos links abaixo, o primeiro mostra o grupo Blue Man Group chegando e circulando pela NPR Music até chegar no espaço do Tiny Desk Concerts. O segundo é com uma atração brasileira: Liniker e os Caramelows.
Outro projeto que gosto muito é o Sofar Sounds, que transforma espaços cotidianos para shows ao vivo e secretos que são apreciados por um pequeno e seleto público. Do inglês, Sofar é a abreviação de “Songs from a room”. É uma comunidade independente de música, criada em Londres em 2009, e acontece em mais de 80 cidades ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
A ideia é possibilitar que bandas e músicos independentes se apresentem ao vivo em formato intimista, apenas para convidados, que se inscrevem previamente e que ficam sabendo o local do show dois dias antes. Já os artistas são revelados para o público na hora do evento. A experiência torna-se rica e única para todos.
O projeto Sofar Sounds tem espalhado pelo mundo cada vez mais essa experiência de usufruir a música de maneira diferente, ajudando a lançar e fortalecer a carreira de músicos independentes pelo mundo todo, como também oferecendo uma plataforma de apresentação de seus trabalhos diretamente ao público e com alcance internacional.
A seguir, indico dois links do Sofar. O primeiro foi realizado no Rio de Janeiro com o trio vocal Não Recomendados; o segundo é com o grupo instrumental Kokoroko Afrobeat Collective e foi realizado em Londres.
E você tem se surpreendido ao ouvir música? Que tal buscar experiências sonoras inusitadas?
Boa viagem no mundo dos sons!
*Crédito da foto: Nicole De Khors