O grande encontro entre Júpiter, Saturno e Plutão, com a ativação de Marte
por Titi Vidal
Significados e possibilidades diante de um cenário astrológico e mundial tão intenso
Astrologia é a área do conhecimento que estuda os movimentos celestes e sua relação com os acontecimentos terrestres. Desde tempos muito antigos essa relação entre o ser humano e o cosmo faz parte da nossa trajetória e desde tempos muito remotos, o céu é um grande guia para a humanidade.
A Astrologia surge inicialmente como um estudo dos grandes ciclos e era mais voltada aos acontecimentos e eventos coletivos e, apesar de hoje ser mais comumente apresentada como um saber a ser aplicado ao indivíduo, ela segue indicando eventos e ciclos coletivos. Essa área é chamada Astrologia Mundial, com seus significados e interpretações próprias (ressalte-se que para um(a) astrólogo(a) ter conhecimento profundo sobre Astrologia Mundial, requer uma formação à parte, que costuma ter duração superior à formação em Astrologia – pelo menos 3 anos).
O tão presente signo de Capricórnio em Astrologia Mundial
O signo de Capricórnio, em Astrologia mundial, está relacionado a temas como racismo, censura, controle, governos mais de direita, recursos naturais, minas e mineração, setores essenciais à vida, como saúde, saneamento, energia elétrica, alimentação, etc. Em geral fala dos lugares mais frios e secos, das regiões com menos infra-estrutura, países e cidades subdesenvolvidos, a administração pública. Fala dos mais idosos, do conservadorismo, das fronteiras e dos problemas sociais. Entre vários outros assuntos.
O que Plutão significa em Astrologia mundial?
Plutão está muito relacionado aos computadores, microchips e tecnologia de ponta. T4em a ver com os hipermercados, empresas poderosas, os transgênicos, a clonagem. É o planeta do poder, de quem domina. Tem a ver com as catástrofes naturais e eventos da natureza que o homem não pode controlar. Fala de tudo que é pequeno e poderoso, como os vírus, a pílula anticoncepcional, as bombas, etc. Terrorismo, pânico, destruição em massa, guerras, atentados, radiação, lixo. Tem a ver com os bancos e as megafusões industriais. É o planeta que rege o oriente, a máfia, as milícias, o esgoto, os derivados de petróleo, gasolina. Tem a ver com as políticas de controle ambiental e o controle mental exercido de forma clandestina pelos mais poderosos, especialmente através da geração de pânico coletivo.
E o que Saturno quer dizer em Astrologia Mundial?
Saturno, por sua vez, rege assuntos como pobreza, períodos de vacas magras, clima de dificuldades e resultados lentos. Está presente em momentos de economia e nos quais é preciso criar infra-estrutura para sobreviver. Tem a ver com períodos de recessão, problemas administrativos, clima mais pessimista. Fala sobre os produtos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite e todos que são indicadores da inflação. Tem a ver com inflexibilidade, mercados em queda, retração da economia. Fala sobre o Mercado vendedor, o corte de supérfluos, a construção civil e as crises políticas. Quando ele está envolvido, temos um freio no crescimento econômico. Doenças decorrentes da falta de infra estrutura e condições básicas também estão ligadas a Saturno, como a dengue e as doenças respiratórias. Fome, problemas sociais básicos também estão sob a regência de Saturno. O salário mínimo, as alas mais conservadoras, os idosos, o custo de vida. Os partidos da situação. Indica marcos históricos a partir de crises que geral transformações lentas. Fala de tudo que está ficando obsoleto, das resistências à mudança e dos períodos de medo nos quais não se vê futuro.
E ainda temos Júpiter nessa história
Júpiter, em Astrologia mundial, tem a ver com os indicadores de crescimento social e econômico, os bancos e instituições financeiras, o crédito oferecido à população e às empresas, os mercados consumidores e emergentes, a euforia.
E Marte chegando para ativar (e potencializar) isso tudo
Marte, além de ser um disparador natural, em Astrologia Mundial tem a ver com conflitos e guerras, as forças armadas, as armas em si, a violência, os rachas, a sensação geral de mal estar e alguns tipos de crise. Rege os esportistas e os times de futebol, as quebras de contrato, as competições. Costuma estar envolvido nos grandes incêndios e tragédias, nos assuntos polêmicos, nas mortes violentas.
Essa turma toda está em CAPRICÓRNIO e, no Brasil, transita pela casa 12
Marte, Júpiter, Saturno e Plutão estão ativando seus próprios assuntos relacionados ao signo de Capricórnio e, no Brasil, atingem especialmente a casa 12, apesar de não só ela.
A casa 12, que em nosso mapa pessoal fala sobre o inconsciente, entre outros assuntos, no mapa de um país rege temas como os presídios, os massacres, os hospitais. Tem a ver com os males sociais, as instituições e questões de saúde, especialmente mais crônicas e/ou ligadas à falta de infra estrutura e cuidado público. Tem a ver com os mais miseráveis, os criminosos e os poderes ocultos. Rege as facções criminosas, o crime organizado o tráfico de drogas. Os indígenas e o meio ambiente também estão aqui. Tem a ver com as pessoas mais simples, os humildes e os explorados, os alienados também. Direitos humanos. Os problemas causados por chuvas e enchentes também estão na casa 12. Assim como as comunidades, os crimes ambientais e as coisas ilícitas.
Saturno e Plutão já estão juntos desde 2019
Enquanto esse texto é um projeto para ir apresentando os significados e irmos pensando a partir daí em todas as possibilidades desse 2020, algumas coisas já estão escritas de forma mais organizada, como os principais temas trazidos pela grande conjunção entre Saturno e Plutão. Aos poucos, vou postando artigos temáticos sobre nosso momento.
Só pra lembrar e frisar, essa conjunção costuma estar presente em tempos de guerra, controle coletivo, problema de territorialismo e grandes conflitos. Tem a ver com medo, pânico coletivo, medo do futuro. Fala sobre miséria coletiva, restrições em alto nível, luta pela sobrevivência. Marca períodos de desequilibrio. Está relacionada à ala mais conservadora e radical, às ditaduras. Guerras ou tragédias coletivas sempre estão presentes. Explosões, fome, dificuldades. Mortes coletivas. Colapso. Armas cibernéticas, guerras cibernéticas. Marcos tecnológicos. Entre tantos outros assuntos.
Júpiter e Saturno também vão se encontrar
Essa grande conjunção está ligada aos ciclos de grandes capitais. Tem a ver com os bancos e situação política e econômicas coletivas. Tem a ver com atitudes mais defensivas e controladas para evitar problemas maiores. Períodos de menos lucro e menos crescimento econômico, fim da especulação, estouro das bolhas econômicas. Fala sobre os grandes bancos e instituições financeiras. Os investimentos passam a ser mais conservadores. Período de retração da economia e diminuição do desenvolvimento das economias emergentes. Em geral, há corte de investimento em pesquisas, é um momento ruim para a classe média e a tendência é uma política mais ortodoxa e conservadora.
Júpiter e Plutão também estão em contato
Em um aspecto muito ligado a evolução cibernética e que fala sobre recursos naturais e riquezas subterrâneas. Mas fala também sobre os ciclos de grandes capitais e a situação econômica coletiva. Tem a ver com as multinacionais, a genética, a preocupação com o futuro da humanidade. Tem a ver com importantes movimentos políticos e costuma trazer à tona corrupção e crimes em geral. Pode deixar os poderosos mais poderosos (que passam a controlar mais, inclusive por meios tecnológicos e cibernéticos).
Marte vai ativar um por um
Marte e Plutão juntos costumam trazer situações mais extremistas, o terrorismo, conflitos armados, acidentes nucleares, período de mais violência.
Com Saturno, Marte fala sobre possíveis golpes, conflitos armados, incêndios e quedas de estruturas. Pode trazer um período mais violento, acidentes coletivos e tragédias.
Com Júpiter, Marte pode deixar um clima de mais euforia no ar e potencializa o que já está acontecendo.
E como interpreto tudo isso e me preparo para viver melhor essa fase?
Esse é um momento histórico e astrológico único, muito significativo, intenso, importante e que requer atenção, cuidado, pedindo algumas mudanças. A ideia desse texto é trazer para reflexão os principais temas envolvidos, até para notarmos o quanto alguns deles se repetem. Em seguida, o que ainda não foi escrito será nos próximos dias e semanas e/ou pelo menos próximo dos aspectos exatos.
Mas não devemos entrar em pânico, porque é isso justamente um dos temas em questão. É um momento no qual o gerar pânico faz parte e se entrarmos nisso, será mais difícil compreender o momento e encontrar uma saída.
Leia também:
Tudo isso também está acontecendo no seu mapa pessoal
E , em alguma área da sua vida, toda essa intensidade está presente, pedindo e trazendo mudanças importantes.