Não me deixe esquecer!
por Lygia Pontes
Quantas vezes você já ouviu ou falou essa frase? Quando alguém me faz esse pedido, costumo sugerir que a pessoa anote o que precisa, já que essa é a melhor forma de garantir que a tal coisa não seja esquecida.
Pode parecer exagero anotar tudo o que temos que fazer, principalmente quando é algo tão rotineiro, como cozinhar. Mas confiar sempre em nossa memória, pode nos trazer alguns problemas: quantas vezes você foi ao supermercado e voltou sem comprar justamente o que precisava?
Pois é, nossa mente está sempre muito ocupada, cheia de informações, pensamentos e preocupações, o que não deixa espaço para coisas novas e isso acaba nos prejudicando – principalmente com tarefas no trabalho que exigem maior concentração: “Como a memória de trabalho do cérebro é reduzida, até mesmo pequenas distrações podem dificultar a concentração. Pensar em preocupações e tarefas incompletas é uma importante distração, principalmente quando você está tentando acompanhar tudo ao mesmo tempo. Você desperdiça um pouco da energia mental do sistema deliberado toda vez que diz a si mesmo: ‘Preciso lembrar de pegar a roupa na lavanderia’.” – trecho extraído do livro “Como ter um dia ideal”, de Caroline Webb.
Por isso, tomar nota de tudo o que precisamos fazer, pode ser um exercício para tranquilizar nossos pensamentos e liberar nossa memória. Afinal, não teremos que ficar pensando por horas em algo que não podemos esquecer de jeito nenhum. Se estiver anotado, só iremos pensar naquela tarefa quando formos organizar a agenda ou quando formos efetivamente realizá-la. Uma atitude simples, mas que ajuda muito é sempre ter à mão um papel e uma caneta, o celular, um tablet ou algo que possa ser usado para anotar compromissos e tarefas que não podem ser esquecidos até serem incluídos na agenda.
Use o começo do ano, quando costumamos ter menos compromissos, já que todos estão em um clima mais de festa e descanso, para começar a colocar essa atividade em prática. Tenho certeza de que quando ela virar um hábito, você vai se sentir mais leve.
Foto: Glenn Carstens-Peters no site Unsplash