Não é um palavrão?
por Lygia Pontes
Por Lygia Pontes – Advisor, Consultora e Palestrante em felicidade profissional e eficiência. Escreve para o site da Titi Vidal a cada 15 dias
É muito comum ver uma expressão de pânico no rosto dos meus clientes da consultoria quando falo que podem dizer não para alguém. E se afirmo que devem agir dessa forma no trabalho, é ainda pior. Mas nada se compara à reação deles quando revelo que o(a) chefe pode ser a pessoa que irá receber uma resposta negativa.
O medo surge por diferentes razões e uma delas é porque imaginamos que o não estão associado à agressividade, a dar uma resposta grosseira, virar as costas para o outro, deixar alguém falando sozinho. Se fosse assim, isso seria mesmo um problema e acho até que essa palavra poderia ser classificada como um palavrão e falada apenas em momentos específicos e longe das crianças.
Brincadeiras a parte, negar algo a alguém não tem nada a ver com isso, embora muita gente trate essa atitude dessa forma. Para que essa resposta não acabe com os relacionamentos e, ao contrário, deixe-os mais fortalecidos, basta usar o “não negociado”.
Vamos ver um exemplo de sua aplicação: a sua agenda do dia está 100% ocupada e, levando em conta os prazos das entregas, nada pode ser adiado. Mas você recebe uma solicitação urgente, importante e que deve ser feita naquele dia, sem negociação. Porém, não é uma opção ficar até mais tarde no escritório, porque é aniversário da sua mãe. Se você disser apenas um não, provavelmente será visto(a) como um(a) profissional pouco comprometido(a) ou irresponsável. Sem contar que alguém que está desesperado(a) com uma entrega não vai aceitar um simples não como resposta. E se você disser sim, vai perder um compromisso importante e inadiável.
Nesse caso, você pode conversar com os responsáveis por todas as tarefas que já estavam em sua agenda e negociar prazos. Explique que a nova atividade é muito importante e urgente. Perguntar a opinião dos líderes das entregas sempre ajuda (“surgiu uma tarefa inadiável; você acha que podemos mudar o prazo do seu pedido para quando?”) – as pessoas gostam de ser consultadas e sentir que têm poder de decisão. E se puder levar o(a) dono(a) da nova solicitação com você, como o seu “patrocinador”, é ainda melhor.
Para algumas pessoas, essa atividade pode ser mais desafiadora – eu, por exemplo, por ter a lua em áries, poderia ficar muito brava assim que recebesse a nova solicitação e já falar aquele não como um palavrão. Mas como conheço o meu mapa e sou praticante dessa técnica há algum tempo, tenho conquistado resultados positivos. Por isso, recomendo que você comece esse exercício uma vez por mês e aumente a frequência dele gradativamente. Com certeza a sua rotina será mais leve, os(as) colegas de trabalho terão uma imagem positiva de você e a sua habilidade de negociação irá melhorar muito.
Foto: Isaiah Rustad em Unsplash