MERCÚRIO RETRÓGRADO EM ÁRIES

por Bruna Barella Fernandes
O PRIMEIRO DE 2025
No dia 15 de março, Mercúrio inicia seu primeiro movimento retrógrado de 2025, desta vez no signo de Áries, se unindo a Vênus nos processos de revisões
Retrogradações de Mercúrio são eventos comuns, ocorrendo algumas vezes ao ano, mas cada uma delas carrega nuances específicas de acordo com o signo em que acontece. São momentos de pausa e revisão, nos convidando a refletir sobre a forma como conduzimos nossa comunicação, assimilamos informações, aprendemos, ensinamos e nos movimentamos pelo mundo.
OUVIR E LER COM PRESENÇA
Desta vez, a retrogradação acontece em Áries, um signo de ação rápida, impulsividade e afirmação pessoal. Isso nos leva a questionar: estamos expressando nossas ideias com clareza e maturidade ou apenas reagindo no calor do momento? O que nos motiva a falar? Estamos ouvindo com atenção ou apenas esperando nossa vez de responder? Esse período nos pede mais consciência na comunicação, evitando precipitações, mal-entendidos e compromissos assumidos sem reflexão.
Além da comunicação, a retrogradação de Mercúrio em Áries também nos convida a repensar a forma como nos posicionamos no mundo. Como temos exercido nossa autonomia? Tomamos decisões com coragem e assertividade ou agimos por impulso, sem considerar as consequências? Essa revisão é especialmente importante porque Áries será um dos signos mais ativados nos próximos meses, com eventos astrológicos marcantes, como o eclipse solar de 29 de março e a futura entrada de Netuno e Saturno no signo.
Diante desse cenário, este é um momento propício para observar o setor do seu mapa onde Áries se encontra e avaliar se há algo que precisa ser reorganizado. Talvez seja uma oportunidade de soltar o que já não faz sentido, fortalecer sua voz e preparar o terreno para os novos ciclos que estão por vir. É tempo de revisar, reajustar e, acima de tudo, trazer mais presença para cada palavra dita, cada escolha feita e cada passo dado.
ENCONTROS E CONEXÕES DE MERCÚRIO AO LONGO DA RETROGRADAÇÃO
Mercúrio ainda fará mais uma breve passagem por Peixes (29/03, mesmo dia do eclipse solar em Áries) e retoma o seu movimento direto dia 7 de abril.
Dentro desse período, uma das grandes uniões que esse astro fará será com Plutão, no dia 25 de março, viabilizando a concentração, a recuperação de assuntos, ideias, projetos, negociações e fortalecendo a nossa capacidade argumentativa. Claro, que tudo dentro de um tempo certo, exigindo mais presença, atenção e ajustes.
Será valioso aproveitar essa oportunidade, finalizar o que for preciso, resgatar e seguir adiante.
BREVES REFLEXÕES PARA CADA SIGNO:
Disponibilizamos o horóscopo para a retrogradação de Mercúrio, e com isso, vocês terão uma orientação sobre quais temas serão relevantes ao longo desse movimento.
Leia para seu signo solar e para seu Ascendente – clique aqui para descobrir gratuitamente qual é.
Áries
Com Mercúrio retrógrado acontecendo no seu signo, este é um período propício para reavaliar diferentes áreas da sua vida, principalmente seus projetos e sua independência. Cuide melhor da saúde, reveja seus hábitos diários e busque formas mais autênticas de se expressar.
Touro
Silêncio e introspecção serão aliados nesse ciclo. É um bom momento para retomar planos antigos e confiar mais na sua intuição para tomar decisões. Sua criatividade estará mais aguçada. Invista no que nutre sua paz interior e seu bem-estar emocional.
Gêmeos
A chance de reencontrar pessoas do passado, especialmente amigos, é grande. Use esse período para filtrar melhor suas conexões, tanto pessoais quanto digitais – um detox nas redes sociais pode ser uma ótima ideia.
Câncer
Este é um período para revisar seus planos de carreira e aspirações futuras. Sua voz ganha força em reuniões e negociações, então aproveite para expressar ideias e reforçar sua liderança. Vale pensar em alguma especialização que agregue em sua profissão.
Leão
Hora de repensar suas crenças e expandir sua visão de mundo. Um curso ou aprendizado pode ser essencial para impulsionar seus planos profissionais, ou agregar em seu autoconhecimento. Atenção redobrada com questões jurídicas e viagens, que podem demandar mais ajustes do que o esperado.
Virgem
No campo das parcerias, sejam afetivas ou profissionais, ajustes e conversas serão fundamentais. O momento pede organização profunda, tanto interna quanto externa. Atenção e revisões nas finanças, assim como em suas reservas. Hora de pensar mais no futuro.
Libra
Questione se suas relações estão contribuindo para o seu crescimento ou se, de alguma forma, te fazem sentir menos. Seja honesto consigo mesmo e use o período para alinhar expectativas. Se trabalha com público, vale se dedicar mais a isso, prospectar clientes ou retomar uma parceria que agregue.
Escorpião
É hora de repensar hábitos, fazer exames de rotina e buscar um equilíbrio maior entre trabalho e descanso. Evite exageros e pratique o autocuidado. No campo profissional, essa fase pode ajudar a aprimorar suas habilidades de liderança ou retomar um projeto antigo. Autonomia será importante.
Sagitário
Mesmo com responsabilidades, não se esqueça de reservar tempo para lazer e descanso. A vida amorosa pode passar por revisões, trazendo à tona reencontros inesperados ou a necessidade de diálogo na relação atual. Pés no chão e foco no que realmente é gostos, leve e se alinhe com os seus valores.
Capricórnio
Assuntos do passado podem ressurgir, pedindo entendimento e resolução. Ao expressar suas necessidades, lembre-se da importância da empatia e da escuta ativa para evitar mal-entendidos. Momento de cuidar da casa, do seu espaço íntimo e se recordar do que você faz com alegria.
Aquário
Ótimo período para revisar estudos e aperfeiçoar conhecimentos. Também é uma fase propícia para retomar laços com amigos ou contatos importantes. Se houver viagens, planeje-se com antecedência para evitar imprevistos. Repensar sobre seu fluxo financeiro, será importante.
Peixes
Faça uma revisão das suas contas, avalie investimentos e pense na sua independência econômica. Reflita se o seu trabalho está trazendo o reconhecimento e a valorização que você espera. Evite compras impulsivas ou negociações sem análise cuidadosa.
Boa retrogradação.
*Texto: Titi Vidal com colaboração de Mariana Bassan e Bruna Barella