MERCÚRIO EM SAGITÁRIO E A RETROGRADAÇÃO FINAL DE 2024
por Bruna Barella Fernandes
REFLEXÃO, REVISÃO E NOVOS CAMINHOS
Mercúrio ingressa em Sagitário no dia 2 de novembro, trazendo um período marcado por uma comunicação direta e expansiva. Sagitário nos impulsiona a olhar além do habitual, a explorar e entender outras culturas e modos de pensar, sempre de maneira otimista e cheia de curiosidade. A manifestação de Mercúrio em Sagitário é sobre buscar novas visões e, ao mesmo tempo, desafiar nossas próprias crenças. É um Mercúrio que quer se conectar com o que está distante, com o que amplia os horizontes e traz conhecimento, mas que também pode exagerar, tanto nas expectativas quanto na franqueza.
Saber sobre esse movimento nos auxilia a conduzir um planejamento de vida mais alinhado com o momento, e através do PS astrológico, você pode receber essa orientação, tendo um direcionamento personalizado.
Envie seu e-mail para [email protected].
A ÚLTIMA RETROGRADAÇÃO DE MERCÚRIO EM 2024
A partir de 25 de novembro, porém, Mercúrio começa sua retrogradação em Sagitário, que se estende até 15 de dezembro. Essa última retrogradação de 2024 não é apenas um convite para pausar, mas uma oportunidade de revisar e ajustar o que fomos construindo ao longo do ano. Conhecido por seu “efeito” de desacelerar processos, Mercúrio retrógrado faz com que retornemos a temas pendentes. Podemos sentir aquela vontade de rever planos, retomar uma conversa ou até mesmo reavaliar os rumos que estamos seguindo. É um período ideal para refletir se nossos objetivos estão realmente alinhados com o que acreditamos e queremos para o futuro. Super propicio para um final de ano, diga-se de passagem.
Essa retrogradação pede cautela com expectativas exageradas, especialmente em um signo tão entusiasmado quanto Sagitário. É um Mercúrio que naturalmente ama contar histórias e se comunicar, mas que na sua fase retrógrada, nos leva a questionar o que estamos prometendo a nós mesmos e aos outros. Aqui, surge um alerta para não assumir compromissos além da conta ou tomar decisões sem considerar todos os detalhes. Mercúrio em Sagitário pode nos tornar mais impulsivos, e durante essa retrogradação, o conselho é desacelerar, evitar promessas sem fundamento e ponderar as escolhas que têm impacto duradouro.
IMPACTOS E PERÍODOS IMPORTANTES
Um momento-chave ocorre em 4 de dezembro, quando Mercúrio encontra Júpiter em um aspecto tenso, amplificando o desejo de resolver tudo de uma vez. A sensação pode ser de pressa para cumprir prazos e fazer mais do que é possível – uma combinação que pode resultar em compromissos pouco realistas.
Já no dia 6 de dezembro, o cenário fica mais sério com a presença de Saturno, lembrando-nos dos limites e da importância de sermos realistas e bem-organizados. Dia em que, inclusive, também teremos Marte iniciando a sua retrogradação no signo de Leão, e teremos um texto dedicado para isso.
Saturno e Mercúrio, em tensão, podem provocar um olhar crítico sobre nossa produtividade e rotina. É uma boa oportunidade para revisar a maneira como gerenciamos o tempo e as expectativas, sem deixar que o perfeccionismo se torne um fardo. E nem que o pessimismo nos impeça de ver avanços e conquistas.
Enquanto Mercúrio permanece retrógrado, vale a pena rever, recalcular e até refazer o que for necessário, incluindo acordos e planos de longo prazo. Mais do que nunca, esse período nos permite ajustar detalhes que possam ter passado despercebidos, seja em contratos, compromissos ou relacionamentos. Em vez de brigar com as revisões trazidas por Mercúrio, podemos encará-las como uma chance de realinhar nossos passos e, quem sabe, abrir novas oportunidades.
Com a retomada de seu movimento direto em 15 de dezembro, Mercúrio nos deixa com um último impulso para aplicarmos o que revisamos e planejamos. É um aprendizado sobre como as pausas e revisões, embora desafiadoras, muitas vezes nos levam a um caminho mais sólido e nos ajudam a seguir adiante com mais clareza e propósito.
Preparados?
-
Mapa Astral – OnlineR$180,00
*Texto: Titi Vidal com colaboração de Mariana Bassan e Bruna Barella