Marte retrógrado, Júpiter direto
por Titi Vidal
e o eterno movimento do céu
O céu está sempre em movimento e temos que aprender sob suas influências, respeitando o ritmo que se impõe a cada instante.
Em meio a um 2020 conturbado e cheio de aspectos complicados, várias retrogradações têm ajudado a dar o tom do ano. Assuntos que vão e voltam e muitas chances que o universo vem dando para cada um de nós.
E agora é a vez de Marte retrogradar em sua casa, Áries. De 9 a de setembro a 13 de novembro ele está retrógrado, em Áries, de onde fará novamente aspectos tensos e desafiadores com outros planetas, repetindo o que já fez e reativando pontos marcados no início do ano, quando ele se encontrou com Júpiter, Saturno e Plutão.
É o que chamamos de desenvolvimento de grandes ciclos, ou de grandes conjunções e, diante de um cenário coletivo como o que estamos vivendo, infelizmente podemos ver piora, potencialização ou volta de certas situações que já aconteceram antes, ou que sequer deixaram de acontecer.
Enquanto isso, Júpiter, que estava retrógrados nos últimos meses, em Capricórnio, fica direto a partir do dia 12 de setembro, para transitar por onde já transitou e, enfim, terminar sua jornada desafiadora pelo signo de Capricórnio, já que em 19 de dezembro Júpiter ingressa no signo de Aquário onde, logo no dia 21 de dezembro, encontra-se com Saturno, em mais um aspecto importante para fechar o ano. Antes disso, dia 12 de movembro, Júpiter e Plutão repetem uma conjunção que já aconteceu duas outras vezes antes neste ano.
Traduzindo tudo isso e considerando todo resto dos movimentos do céu, sabemos que essa reta final do ano ainda promete desafios importantes, mas que também nos oferece recursos para lidar. É um céu que nos pede para rever atitudes e posicionamento, ações e caminhos, especialmente agora com a retrogradação do Marte e o Júpiter direto. Colocar em prática os valores que foram repensados, adotando novas ações e trilhando novos caminhos.
É hora de refazer o que não foi bem feito e reiniciar o que ficou perdido pelo caminho, sem medo de mudar seus passos ou pelo menos desacelerar, se for o caso.
É importante lembrar que os aspectos que Marte fará pela frente nos apresentarão a conta, mostrando a consequência não só do que foi mas também de tudo que está sendo feito.
Cabe ressaltar que Marte fará uma quadratura importante com Saturno dia 29 de setembro, justo no dia em que Saturno retomará o movimento direto. Certamente lidaremos com a realidade e é importante agirmos de forma consciente e consistente.
É hora de aprender a lidar com a sensação de pressa e urgência que um Marte em Áries nos tras, absorvendo a Sabedoria trazida por Saturno em Capricórnio e crescendo de forma estruturada e planejada, como nos pede o Júpiter também em Capricórnio.
E que saibamos aprender a viver esse momento como período de aprendizado e crescimento e não apenas lamentando o lado mais complicado da vida.
E lembre-se também que é muito mais válido seguir devagar rumo ao destino certo, do que sair correndo e despencar no precipício.