Marte em Áries
por Titi Vidal
Incendiando o astral
De 27/06/2020 a 06/01/2021 Marte, planeta da energia agressiva, está no signo de Áries, uma e suas casas. Em Áries, Marte fica mais à vontade para ser quem é e se expressar, tal qual nós mesmos quando estamos em nossas próprias casas.
Marte em Áries é forte e valente, ousado e corajoso, cheio de energia e vontade de conquistar o mundo. Ele não tem medo de nada e por isso toma iniciativa, muitas vezes de forma imprudente ou precipitada.
Pode ser mais nervoso e irritado, briguento, agressivo ou violento, mas sabe agir e não se aperta diante dos perigos. Aliás, ele até gosta de um certo desafio.
Em um mapa natal, Marte representa a energia agressiva, a capacidade de agir, o esporte preferido, a forma como a gente se posiciona no mundo, entre outras coisas.
Coletivamente, Marte, além de seus próprios significados, é também uma espécie de detonador, que ativa os planetas, pontos e aspectos por onde passa. Por isso também entra nas grandes conjunções e ativa as que estão acontecendo, inclusive em seus desenvolvimentos.
Em Capricórnio, Marte se uniu à tríplice conjunção entre Júpiter, Saturno e Plutão, enfatizando e potencializando as tônicas principais desse nosso intenso 2020.
Marte seguiu em frente, porque é o mais rápido desses planetas, e agora já chega em Áries.
Vem de Peixes, onde ficou com a energia mais difusa, encontrou Netuno e, de certa forma, aumentou o caos. Agora, em Áries, quer seguir em frente, mas corre o risco de colocar tudo a perder, caso não respeite os tempos e limites que o momento impõe e se coloque em situações arriscadas demais antes da hora.
Por mais que Marte em Áries chegue para forçar a barra, ele encontra um cenário que segue sob os efeitos das grandes conjunções e outros planetas e aspectos do momento. Fora isso, assim que Marte chega em Áries, Saturno volta para Capricórnio, fazendo um contraponto importante.
No segundo semestre de 2020, Marte ficará retrógrado e fará novos aspectos e ativações aos demais planetas, como Júpiter, Saturno e Plutão, potencializando, trazendo de volta, arcando com as consequências nem sempre tão fáceis que o céu desse momento nos oferece.
Um momento realmente delicado que acaba trazendo ainda mais ansiedade e desconforto com essa passagem de Marte por Áries que, claro, pode nos fazer repensar caminhos e criar novas oportunidades, mas que também pode forçar a barra e fazer com que tudo se embole e se complique ainda mais.
Por isso, por mais que a vontade de recuperar o tempo perdido apareça e a ansiedade se intensifique, fica o conselho pra respirar fundo antes de falar, decidir, fazer e retomar qualquer coisa. Porque 2020 é um ano desafiador e ainda temos metade dela pela frente. E se queremos que seus efeitos sejam menos graves no futuro, precisamos repensar e reconstruir tudo com mais consciência.