Lua Nova em Áries com Eclipse Solar
por Titi Vidal
Porque agir para mudar é preciso!
Dia 20 de abril a Lua é nova outra vez e mais uma vez acontece no signo de Áries, onde ocorreu a última lunação.
De alguma maneira, assuntos começados no ciclo anterior continuarão acontecendo e teremos a chance não apenas de dar continuidade como também de fechar ciclos.
É no último grau do signo de Áries que o eclipse acontece, com Júpiter envolvido, expandindo muito as coisas.
Mas o nodo lunar ainda está no signo de Touro, indicando que ainda é uma fase de transição entre eclipses. Ou seja, temos muitas energias envolvidas neste momento. Ao longo de 2023 passaremos do eixo Touro-Escorpião para Áries-Libra.
Com isso, diferentes assuntos se misturam. Mas uma coisa é certa, esse eclipse solar é um convite para olhar para o futuro, buscando novas formas de ser, agir e viver.
Apesar de poderem trazer alguns desafios, os eclipses são espécie de chamados cósmicos, uma oportunidade de assumirmos nossa essência, ainda que para isso algo precise ser finalizado para que o novo possa chegar.
Um ponto crítico das lunações arianas é o despertar de um momento mais violento. Por outro lado, também traz à tona a nossa força, a coragem e a energia para agir e seguir em frente. Uma lua nova em Áries também lembra da importância de fazermos por nós mesmos o que precisa ser feito, sem esperar que outros façam. Claro que isso traz um risco de aumento do egoísmo e mais imprudência impulsividade e impaciência.
Pensando que este é o segundo ciclo seguido no mesmo signo e com energias parecidas é ainda mais importante tomarmos esses cuidados.
Neste momento, inclusive, com o eclipse, tudo fica mais intenso e potencializado exigindo ainda mais consciência e atitude.
É comum que durante um eclipse algo se apague, ou seja, que algo tenha fim. Mas também é muito provável que uma novidade aconteça, especialmente no signo de Áries e com Sol e Lua próximos ao nodo norte.
Uma coisa muito importante a se fazer é enxergar tudo o que está acontecendo e ter a coragem de enfrentar. Mas lembre-se, só você pode mudar a sua vida. E se a mudança vier de fora, temos que estar prontos para abraçar as novidades.
Em outras palavras, eclipses podem mudar a nossa vida e podemos encarar como telegramas cósmicos que recebemos dizendo o que precisa ser feito. Por isso é bom ficarmos atentos a tudo o que está acontecendo agora, às eventuais mudanças que surgem pelo caminho e aos desejos internos que podem aparecer com força total.
Esse eclipse ainda tem algo muito especial. Acontece em conjunção exata com uma Estrela fixa chamada Al Rescha, localizada na constelação de Peixes e que é considerada o nó sagrado.
Ela é o nó que une os peixes, que aparentemente nadam em diferentes direções. É a Estrela de quem é capaz de conectar ideias e fazer conexões diferentes, unindo coisas ou caminhos completamente distintos. Ao unir coisas aparentemente opostas acaba encontrando novos caminhos. Essa Estrela também faz com que Ideias de um mundo sejam aplicadas em outro e é por isso que está ligada a pessoas inovadoras que trazem novos padrões a serem seguidos.
É bem interessante pensar no potencial inovador que esse ciclo terá. Seus efeitos, que vão durar 6 meses, incluem muitas novidades entre fins, começo, recomeço, e o acontecimento de coisas que nem poderíamos imaginar.
Onde a lunação com eclipse cai no seu próprio mapa natal tais assuntos ficam potencializados e provavelmente será lá que os efeitos serão mais intensos.
E se alguma coisa vai mudar de qualquer jeito, que tal dar o primeiro passo? Esse é o grande conselho para esse momento: tome iniciativa, inove, tome atitudes para resolver o que não funciona mais, tire sonhos do papel e faça acontecer. Siga em frente!
Saiba mais sobre este e os próximos eclipse de 2023 no artigo que fiz para Universa/UOL.