Lua Nova com Eclipse Solar no signo de Escorpião
por Titi Vidal
Porque as mudanças fazem parte da vida
Todo mês Sol e Lua se encontram e um novo ciclo tem início. Neste momento, um novo ciclo de Lunação acontece. Às vezes a Lua Nova é também um eclipse solar, algo que acontece de 2 a 3 vezes por ano. Em 2022 terão sido 2 eclipses solares e 2 lunares no total, sendo que um par aconteceu no primeiro semestre e agora teremos um novo par de eclipses.
Dia 25 de outubro a Lua Nova escorpiana é um eclipse solar, que inicia um ciclo que terá seu ápice em um eclipse Lunar, na Lua Cheia do dia 8 de novembro.
Bom, mas vamos entender este novo ciclo, que promete ser intenso e trazer grandes mudanças e transformações – individual e coletivamente.
Por que os eclipses assustam?
Imagina que antigamente não se sabia que eclipses eram eventos comuns. Nem sempre são visíveis no mesmo lugar e quando aconteciam era como se o que havia de mais estável na vida, o Sol, desaparecesse do nada. O dia virava noite e isso era muito assustador. Nossos antepassados passaram a temer os eclipses. Até porque, quando acontecem, de fato temos eventos coletivamente desafiadores, como a morte de um dirigente ou um evento climático, como um terremoto, por exemplo.
Mas hoje sabemos que eclipses são chamados cósmicos
Porém, hoje em dia, sabemos que eclipses são espécies de chamados cósmicos que nos conectam com nossa essência mais profunda.
Apesar dos desafios que eles também podem trazer, podemos ter revelações e descobertas importantes e as mudanças que acontecem em nossas vidas de fato são capazes de nos transformar.
Eclipses são espécies de mensagens cósmicas que nos dão uma boa balançada para que possamos repensar algumas coisas.
Coletivamente, é comum que algo importante aconteça e que leve todos a reflexões significativas.
Individualmente, ele acontece em uma casa astrológica e é nesses assuntos que sentimos seus efeitos, que são muito aumentados caso aconteça em conjunto com algum planeta.
O eclipse solar do dia 25 de outubro acontece a 2 graus de Escorpião, influenciando planetas que temos desde o início do signo até mais ou menos o grau 10.
O eclipse solar em Escorpião
Se toda Lua Nova é um começo, o eclipse escorpiano pode também significar fins e recomeços. Isso porque Escorpião é um signo transformador e que sempre aponta por mudanças e novidades, que muitas vezes dependem de certos pontos finais para que possam acontecer.
Além disso, é um eclipse de Nodo Sul, reforçando que precisamos deixar alguma coisa para trás se queremos seguir em frente rumo ao nosso destino.
Podemos observar nos próximos dias muitos acontecimentos nesse sentido: finalizações, constatações de situações que precisam mudar e muita coisa chegando ao seu limite.
Também podemos ver inícios e retomadas muito importantes.
Sol e Lua tem mais um convidado especial neste momento: o planeta Vênus, deixando em pauta também os valores e os relacionamentos.
Nesse sentido, podemos vivenciar situações marcantes que nos façam repensar o que valorizamos, gostamos e desejamos e nossas relações podem ser fortemente influenciadas.
É curioso pensar, inclusive, que Sol e Vênus estão juntos neste sábado (22) no signo de Libra e que, juntos, chegam em Escorpião neste domingo (23). No dia 25, dia do eclipse, estão exatamente no mesmo grau, mas em Escorpião. Vênus é uma das estrelas deste ciclo de Lunação, dando continuidade ao ciclo anterior, libriano, que tocou profundamente nossos relacionamentos, mas agora aprofundando a novos níveis, muito mais transformadores.
Podemos, ainda, vivenciar encontros importantes, significativos, novos ou antigos. Isso porque em se tratando de um Vênus em Escorpião, de um eclipse e um novo sul envolvidos, os reencontros tornam-se presentes e possíveis e muito importantes. Podemos ter antigas relações ressignificadas ou a constatação da importância que têm ou tiveram em nossas vidas.
Podemos viver conexões intensas e profundas, com gente nova ou antiga, um nível de abertura para que essas relações aconteçam muito mais profundamente, de forma muito mais intensa.
Mas tudo isso também pode promover problemas, desafios e testes em muitos relacionamentos. Podemos, inclusive, observar rupturas.
Vale lembrar que estamos falando em relações de diversas naturezas – afetivas, profissionais, familiares, etc. Podemos pensar também nas alianças sociais e políticas (especialmente no Brasil, em tempos de eleições, essas relações que se formam ou desfazem durante essa semana podem ser importantes).
Voltando ao contexto individual, o ciclo de lunação escorpiano, com Vênus e eclipse, também deixa muito em pauta os desejos e podemos ter muito mais clareza do que queremos e de como planejar para conquistar o que queremos.
A sexualidade também está fortemente presente, com intensidade em termos de desejo e prazer e mais conexões nesse sentido.
Coletivamente, as questões ligadas a economia estão bem fortes também e podemos, durante este ciclo, ver situações e mudanças bruscas, incluindo rupturas, quedas ou altas, acontecimentos e medidas importantes.
Não precisamos temer os eclipses
Mas precisamos estar atentos ao que está acontecendo em nossas vidas para não perder o controle das coisas. Os sinais são claros e quem souber ler o que a vida está tentando mostrar pode ter oportunidades incríveis.
De qualquer forma, é hora de certos desapegos e rupturas, de certas viradas e mudanças, para que o novo possa chegar.
Todo ciclo será intenso, profundo e transformador e o ápice desse processo será uma poderosa Lua Cheia – com eclipse lunar, que acontecerá em Touro, junto ao Nodo Norte e com Urano fortemente presente, ativando mais uma vez também o Saturno. Os temas econômicos e afetivos, os altos e baixos sociais e coletivos, os conflitos entre as tradições e as novidades e muitas outras questões sobre as quais falaremos mais quando o eclipse lunar estiver chegando.
Voltando a este momento, o eclipse escorpiano, ao fazer seu ritual da Lua Nova, pode incluir suas metas e planos também de médio prazo, uma vez que os efeitos de um eclipse duram por 6 meses aproximadamente.
Lembrando que você encontra espaço para os rituais no Planner Astrológico 2022 (e que o Planner Astrológico 2023 já está disponível):
Infelizmente durante este ciclo perdas significativas também podem acontecer – individual ou coletivamente. Conflitos podem se intensificar, assim como questões de polarização e extremismo.
Mas transformações interessantes podem acontecer e podemos ter ganhos e descobertas incríveis. Podemos encontrar ou recuperar coisas valiosas e isso inclui nossos tesouros internos.
Um momento impactante, marcante e importante, um dos mais intensos ciclos do ano.
Mas vale o mergulho profundo, a atenção às fortes emoções e o encontro da nossa força e de todos recursos interiores.
Aproveito pra dar um bom spoiler: o ciclo que vem depois deste, a Lunação Sagitariana que terá início daqui um mês, em 22 de novembro, promete ser o ciclo mais leve do ano. Quem souber mergulhar e transformar agora, poderá voar alto no ciclo a seguir.
E vamos em frente!
Bom ciclo novo para todos nós (lembrando que 3 dias antes já estamos sob seus efeitos).