Lua Cheia de Esperança e Solidariedade
por Titi Vidal
E um aspecto tenso entre Marte e Urano para completar
No fim do dia 07 (23:34h, horário do Brasil) a Lua fica cheia outra vez. Como sempre, marca o ápice de um ciclo e é sempre um momento de transbordamento.
Com a Lua Cheia, emoções ficam à flor da pele e sentimos tudo muito mais. Em um momento como esse que estamos vivendo, isso pode ficar ainda mais intenso.
Até porque estamos falando sobre o ápice do ciclo que teve início com a Lua Nova em Áries, e que tem sido desafiador para todos nós.
Seguimos às voltas com uma grande pandemia que nos assusta, e que está mais perto de nós do que poderíamos imaginar. Com uma Lua Cheia em Libra, talvez possamos pensar um pouco mais com o próximo e, quem sabe, podemos nos ajudar mais.
É hora de pensar em parceria, em conjunto, de estar junto de verdade. Com Som em Áries e Lua em Libra, pode ficar bem mais claro esse dilema entre o “eu” e o “outro” e o quanto estamos mesmo preocupados com o que se passa à nossa volta, ou se a nossa maior preocupação é mesmo com nós mesmos e nossos próprios interesses.
Seguimos na orbe das duas grandes conjunções que aconteceram nos últimos dias:
Júpiter e Plutão, juntos, podendo por um lado expandir os desafios e, por outro, trazendo alguma esperança, mudanças importantes e abrindo novos ciclos e processos.
Essa grande conjunção entre Júpiter e Plutão conversa muito com o encontro anterior entre Saturno e Plutão que, apesar de não estarem mais tão juntos, seguem atuando enquanto efeito desse grande ciclo.
Também seguimos na orbe da conjunção entre Marte e Saturno, um dos ativadores de todo esse processo.
Falando em Marte, agora em Aquário ele faz uma quadratura com o Urano, que está em Touro.
Se Urano já vem nos pedindo para repensar valores, hábitos, para sair totalmente da zona de conforto (não imaginávamos que era tanto, né?), repensar formas de produção e consumo, entre tantas outras coisas.
Agora Marte dá uma “cutucada” no Urano, trazendo essas reflexões ainda mais à tona.
Quanto Marte e Urano estão em aspecto, costumamos ter tensões acontecendo. Dos riscos aumentados de acidente às mudanças bruscas e caos generalizados, neste momento o aspecto acontece justo no dia da Lua Cheia e pode desencadear processos decisivos.
Podemos ver mudanças nos rumos das coisas mas temos que estar bem atentos ao quanto as notícias e acontecimentos estão de acordo com a realidade – seguimos com aspectos delicados de Mercúrio e Netuno juntos em Peixes, que podem trazer informações desencontradas, aumento das fake news e muita coisa acontecendo sem ser noticiada.
É importante ser realista e lembrar que o pano de fundo de tudo isso são aspectos que trazem mudanças radicais em nossas estruturas. Vivemos aspectos nesse momento presentes em tempos de guerras, catástrofes e pestes e que são marcos históricos. Depois deles, não costumamos mais ser os mesmos.
Por mais que a ansiedade possa aumentar, assim como a vontade de quebrar regras e fazer tudo diferente, é importante lembrar que o céu pede nos seguindo cuidado, nos alertando dos riscos e perigos que temos pela frente.
Fica aqui a dica para não se colocar em situação de risco. Mais do que isso, não colocar também os outros em situação de risco.
Sendo bem pragmática, se você se considera fora do grupo de risco e quer quebrar a quarentena recomendada pela Organização Mundial da Saúde e especialistas focados na ciência, lembre-se que ao fazer isso, você pode colocar outros em risco.
Com Marte e Saturno em Aquário, a responsabilidade pelo coletivo fala muito mais alto. Ainda mais durante uma Lua Cheia em Libra, que nos lembra que existem os outros. E que eles também são importantes para nós mesmos.
É uma semana delicada, complicada, decisiva.
Vale lembrar que abril é um mês bastante tenso, complexo, e que muito do que for feito e decidido agora terá reflexos mais adiante. Podemos estar trabalhando para que as coisas possam melhorar em um futuro próximo, mas dependendo das proporções que tudo isso ganhe nesse momento em especial, podemos passar um bom tempo correndo atrás da necessidade de retomada que pode ficar cada vez mais complicada.
Por isso ter consciência nesse momento é tão importante. Mas sem entrar em pânico – o que pode acontecer durante esse momento de Lua Cheia.
E como a Lua está cheia em Libra, lembro que podemos contar uns com os outros. Não estamos sozinhos nesse barco. E é por isso também que temos que ficar todos bem, juntos, dando força um para o outro.
Quando alguém faz sua parte está fazendo por todos, isso nunca ficou tão claro, seja pela situação coletiva que estamos vivenciando, seja pelo que o céu tem nos contado.
E que possamos seguir juntos, bem, tranquilos apesar de toda intensidade desse céu.
Fique bem!