(Lenormand) sobre cobras e ratos
por Titi Vidal
O Lenormand, como qualquer outro baralho, tem suas cartas “positivas” e “negativas”, aquelas que trazem conquistas e vitórias, e outras que apontam grandes desafios. Entre os desafios, temos cobras e ratos.
Como somos seres urbanos, certamente vemos menos cobras do que ratos e talvez por isso mesmo quando as vemos, morremos de medo. Já os ratos, até parecem fofos, mas não gostamos deles, muita gente tem medo ou pelo menos nojo. E faz bem, porque são mesmo sujos e costumam fazer um belo estrago por onde passam.
O fato é que no Lenormand, ambos trazem desafios. A cobra costuma chegar mansa, observadora e, pasmem, até simpática. Até porque como boa rainha de paus gosta de chamar atenção. É aquela amiga prestativa e espalhafatosa mas que no fundo só quer se dar bem. Por mais amiga que possa parecer. Mas se identificamos a cobra, rapidamente podemos sair de perto e não tomar o bote.
Por isso, por mais perigosa que seja uma mordida de cobra, ela só pega quem invade seu território ou atrapalha o seu caminho. Por isso, melhor ataque contra a cobra é a defesa. Saia da frente dela. Simples assim.
Já os ratos…não raro convivemos com eles tempos até perceber que fazem parte do nosso cotidiano. Que estão dentro da nossa casa, comendo nossos restos. Aliás, é disso que os ratos se alimentam, de restos, de sujeira. Queremos evitar os ratos? Tenhamos tudo em ordem.
Não à toa a carta dos ratos rege coisas chatas cotidianas, situações que consomem energia, desgastes e doenças. Entre outras coisas. E o duro é perceber que sua casa está infestada de ratos e você não percebeu antes. E o estrago que fizeram. E como se multiplicaram.
E quando o caos já está instalado, desgaste por desgaste melhor usar raticida e cortar o mal pela raiz. Encarar de frente pra tirar da frente. Ou entregar o rato para a cobra. A cobra come o rato, fica satisfeita e ambos saem do seu caminho. Mas esse seria um caminho extremo para o caso de você se deparar com cobras e ratos ao mesmo tempo.
No dia a dia temos que aprender a identificar a cobra antes do bote e evitar os ratos antes que eles tornem nossa vida complicada e a gente sem energia. E que bom que existem os oráculos, que nos ajudam a identificar, mesmo que às vezes demore um tantinho pra descobrir que os ratos e eventualmente as cobras estavam bem ali, diante de nosso nariz, na forma de gente que parecia gente do bem ou de situações sem tanta importância.
Mas como a vida sempre é aprendizado, na próxima vez identificaremos antes os sinais e quando eles estiverem novamente em nossos jogos, saberemos o que fazer antes do bote, ou antes mesmo que os ratos cheguem (ou na pior das hipóteses, antes que façam um estrago ainda maior). Um viva ao Lenormand.