Feliz Natal
por Titi Vidal
e que os seus sonhos possam se realizar em 2020
Oi, tudo bem?
Esse ano foi muito intenso pra mim. Entre questões de saúde que foram de acidente e ligamento rompido a cirurgia, passando por outras sensações e sintomas que incluíram até piolho (coisas de Netuno na minha vida…) muito trabalho, novos projetos e mil outras coisas pra pensar, o ano está chegando ao fim.
Imagino que pra você o ano também tenha sido intenso, já que o céu não anda mesmo pra brincadeira e, apesar de se refletir de um jeito diferente para cada um de nós, todos acabamos sentindo tudo que está acontecendo e somos tocados de alguma maneira.
Sei que 2019 não foi um ano ruim para todo mundo. Muita gente teve a chance de ter mais clareza e certeza e de fazer conquistas importantes, ainda que com alguns testes ou desafios.
Apesar da sensação de “não aguento mais” que muita gente tem me contato e do desejo intenso do ano chegar ao fim, preciso lembrar que tudo na vida é ciclo e que as coisas não terminam para recomeçar só porque dia 31 de dezembro chega, finalmente. Até porque esse ciclo de ano novo não tem nada a ver com os ciclos da natureza e, portanto, infelizmente não temos uma vida todinha nova dia 1 de janeiro só porque um novo ano começou.
Estamos vivendo um período intenso, crítico, que está abalando a estrutura de muita gente e mostrando ao mundo que muita coisa precisa mudar. E o ápice desse ciclo é justamente agora, de dezembro de 2019 até o meio de 2020. Mas não precisa ter medo, tenho certeza que você está preparado/a para encarar e superar os desafios, com chances de crescer, se estruturar e construir coisas consistentes que vêm pra ficar.
Porque isso também é a cara desse momento: temos a oportunidade de rever tudo e recomeçar. Ou de crescer a partir das conquistas que já estamos fazendo e, se você souber aproveitar, esse pode ser um grande momento em sua vida.
Mas, ainda teremos muitas chances para falar sobre o céu do momento e sobre 2020. Até porque não estarei totalmente de férias nesse período e volto aqui antes do fim do ano com mais informações sobre o céu e sobre 2020. E, ainda em tempo, passo por aqui para desejar meus melhores votos de um feliz ano novo pra você.
Neste momento estou aqui para desejar boas festas, para dizer que espero que seu Natal seja maravilhoso e que você consiga estar atento/a a cada sensação e reflexão que a vida te trouxer.
Se tiver oportunidade, se reconcilie com sua família. Família é família e é sempre bom pensar se vale mesmo a pena brigar. Ainda que você sinta e perceba as diferenças que existem entre vocês, temos um eclipse essa semana em Capricórnio, apontando para um nodo norte em Câncer, signo da família, lembrando a importância que essas pessoas têm em nossa vida.
Concordando ou discordando da nossa família, com certeza existimos graças aos nossos pais e somos quem somos graças à família onde nascemos, ainda que tenhamos seguido por caminhos diferentes dos deles.
É um momento realmente importante para essas reflexões sobre o quanto somos mais parecidos do que achamos ou mais diferentes do que gostaríamos, mas, seja como for, é bom pensar bem antes de se isolar, brigar ou romper.
Ouviu alguma coisa que você não gostou durante a ceia? Respire fundo, conte até 30 e pense bem antes de reagir. Sob esse céu, muita coisa pode ser definitiva e tornar tudo ainda mais difícil.
Independente das festas e eventos de Natal, a semana pede reflexões importantes sobre a vida e é ótima para repensar, planejar e mudar.
Quero agradecer a presença de cada um de vocês na minha vida ao longo do ano. Apesar de todos os “perrengues” esse também foi um grande ano pra mim. No clima do céu do momento, trabalhei bastante e encarei os desafios com coragem e conquistei muita coisa importante, por mais difícil que o caminho tenha sido em muitos momentos. E isso só foi possível graças a cada pessoa que faz parte da minha vida.
Quero agradecer minha família e amigos, sempre presentes, mesmo nas discordâncias e diferenças, e nos tantos problemas que cada um também teve ao longo do ano.
Agradeço de todo coração meus clientes. Vocês não imaginam o quanto eu aprendo com cada um de vocês. Cada pessoa é um universo e ter a oportunidade de mergulhar em tantos universos é uma benção pra mim. Agradeço a oportunidade, a confiança, a relação de tantos anos que tenho com tantos de vocês. Agradeço a chegada dos novos clientes e a oportunidade de fazer parte da vida de vocês, ajudando nas reflexões e decisões que, esse ano, parecem ter sido ainda mais profundas do que em tempos anteriores.
Quero agradecer meus alunos. A gente também aprende demais enquanto ensina e é tão bom ter alguns alunos que já seguem comigo há tanto tempo. Ano que vem teremos mais cursos e momentos juntos e seguiremos crescendo, compartilhando e aprendendo uns com os outros.
Agradeço, ainda, meus parceiros de trabalho. Foram várias parcerias e gente presente permitindo que muitos dos meus projetos fosse levados adiante e muita coisa nova tenha nascido. Ano que vem temos mais projetos que estão sendo gestando vindo por aí e isso só é possível graças a presença de tanta gente legal na minha vida.
Também preciso muito agradecer cada leitor, expectador e ouvinte dos meus textos, posts, vídeos e podcasts. Compartilhar, produzir conteúdo, comunicar…são das coisas que eu mais amo fazer nessa vida e que eu cada vez mais vejo como uma espécie de missão de vida com essa minha turma geminiana no mapa. Cada um de vocês importa e cada feedback que eu recebo (e tenho a sorte de receber tantos todos os dias) é fundamental para que eu continue produzindo, compartilhando, comunicando. As mensagens e comentários de vocês enchem meu coração de alegria.
Enfim, fica aqui meu muito obrigada a cada um de vocês que de alguma maneira, mais próxima ou distante, fez parte da minha vida em 2019. Desejo a cada um de vocês um Natal abençoado, cheio de Amor. Independente da sua crença ou religião, esse sempre pode ser um importante momento de reflexão e renovação, uma oportunidade de estar mais perto das pessoas que você ama e repensar cada relação. De compreender que apesar das diferenças, sempre podemos nos respeitar e conviver e que, no fim das contas, o que mais importa nessa vida são as relações que a gente tem. São as pessoas que importam.
Por isso, neste Natal tão intenso, na sombra de um eclipse, vamos pensar e repensar tudo. Das relações à vida. Vamos tentar buscar novos caminhos, se os que estamos seguindo não funcionam mais. Vamos buscar mais profundidade. Não precisamos gastar dinheiro em presentes caros (o céu nem está propício para isso mesmo) mas sim investir nosso tempo e energia em cuidar da própria vida e demonstrar a quem a gente gosta o quanto sentimos amor, afeto, carinho, preocupação, cuidado. Vamos estar mais juntos, é isso mesmo que importa. E presentes, não só na vida dos outros, mas principalmente da nossa própria vida.
Esteja mais conectado/a consigo mesmo/a e com o universo. Respire mais. Escute-se mais. Desconecte-se. Viva o aqui e o agora, presente. Esse é o maior presente que você pode dar a si mesmo/a neste momento.
Desejo a você um Feliz Natal, cheio de amor e generosidade, de renovação e oportunidade. Que seja um momento inspirador para que você defina suas novas metas e objetivos de vida. Que os presentes venham em forma de paz, amor, segurança, tranquilidade, afeto, cuidado, prosperidade, sonhos realizados. Lembre-se, 2020 pode ser um grande ano e vamos nos falar até lá.
Feliz Natal para você e para todos seus queridos.
Um beijo e um abraço apertado,
Titi.