Fazer 40!
por Titi Vidal
De repente a vida passa e chegamos aos 40 anos e eu não sei você, mas quando eu era adolescente, pra mim 40 ainda era bem longe, e as pessoas com mais de 40 tinham um ar muito mais sério, de quem já ganhou a vida e já podia descansar. Depois aprendi Astrologia e descobri que aos 40 vivemos um grande marco de vida. Na verdade, entre os 40 e os 44, quando durante esse período, vivemos alguns dos ciclos mais complexos e intensos da vida, todos juntos. É a tal da crise da meia idade. Ou era, quando 40 costumava ser a metade da vida. Como eu pretendo viver até mais de 90 (como contei no meu texto da semana passada), espero que essa crise seja apenas um ajuste de rota para que as próximas décadas sejam ainda melhores.
Posso dizer que estou feliz em chegar aos 40. Ainda mais porque a idade que eu mais queria fazer na vida, os 39, não foram nada fáceis. Claro que foram recheados de coisas boas, mas o que eu passei de dificuldades saturninas nos últimos meses, não foi brincadeira. E se eu já passei (passei e ultrapassei) tão intensamente ciclos tão fortes e importantes de Saturno, Urano e Netuno (os grandes companheiros da turma que entra nos “enta”) estou imaginando que serão generosos comigo nos próximos anos.
E também não posso reclamar da vida, porque apesar de já ter passado muito perrengue, em geral ela é bem generosa comigo. Acho que ela costuma ser com quem é amigo dela e faz a sua parte, né? Por sinal, vivo chateada com o quanto as pessoas acham que minha vida é fácil e que as coisas caem do céu. Minha leveza geminiana engana. Estou sempre correndo atrás. Mas em contrapartida, a vida está sempre me retribuindo e é isso o que importa. Temos um acordo que funciona. Bom, né?
Sei que já vivi muita coisa nesses 40 anos de vida e também deve ser por isso que tanta gente acha que sou mais velha (enquanto não me vê pessoalmente, porque ao vivo tem gente que acha que vou fazer 30 – melhor assim, né? sinal que estou conservada, risos). E sei também que ainda quero viver muito mais.
E como conhecer o céu é uma benção na vida da gente, também já estou me antecipando aos ciclos intensos que vem por aí e estou me redescobrindo e redirecionando uma parte da minha carreira e da minha vida. Muito feliz por isso, apesar de saber de todos os desafios que vem no pacote.
Mas a vida é assim, né? Ainda mais de quem nasceu tão geminiana. Sem mudança e sem desafio não tem graça, e se é pra viver mais 50 (ou mais!) que seja com muita emoção!
Quero agradecer à vida e a todas as pessoas que de alguma forma já fizeram ou fazem parte dela. Sei que sem tudo e todos que vivi não estaria aqui. E se você também tem por volta de 40 anos, vou te contar um pouco mais sobre o que acontece, astrologicamente, neste período.
Saturno faz sua segunda oposição. Segunda, porque por volta dos 29 ele conclui seu primeiro giro pelo zodíaco. O que vivemos por volta dos 40/42, é bem parecido com o que acontece com a gente quando somos adolescentes, lá pelos 14 anos. E, cá entre nós, tem gente que fica parecendo mesmo adolescente nessa fase. Fato é que somos testados sobre o caminho a seguir e nem sempre isso é fácil. Saturno costuma ser generoso e recompensar o esforço dos últimos anos nessa época. Você não conhece muita gente que teve ótimos resultados em sua vida e carreira por volta dos 40 a 45 anos? Só que também tem os que entram em crise e não conseguem mais seguir em frente na vida que levavam até então.
É aí que entra Urano, fazendo sua primeira oposição, já que leva aproximadamente 84 anos para uma volta completa no zodíaco. E ele chega querendo romper com tudo que não funciona mais. Aí junta a sensação de limite e cansaço do Saturno, com a rebeldia do Urano. Já sabe o que acontece, não é mesmo? Só que para completar a trinca, é hora de viver a primeira quadratura Netuno-Netuno, a que chega para desiludir (ou seja, tirar o véu da ilusão do mundo de faz de conta que você criou até agora), para confundir e ressignificar. Pronto. Aí temos a famosa crise vivida por volta dos 42 anos.
Mas nem tudo é tão trágico assim. O importante é encarar a realidade, enfrentar os desafios e descobrir outras coisas lindas da vida. E já que muita gente diz que a vida começa para valer aos 40, quero só ver o que a vida me reserva daqui pra frente! Espero estar pronta para o que der e viver! E que venham os 40 (começando em plena Lua Nova)!
Um beijo, e até a próxima,