• Pedidos
  • Minha Conta
  • Entrar
  • Carrinho
    • R$0,00

Titi Vidal

  • Sobre
    • Titi Vidal
    • Equipe Titi Vidal®
      • Mariana Bassan
      • Bruna Barella
  • Atendimentos
    • Astrologia
    • Tarô e Lenormand
    • PS Astrológico
  • Cursos
  • Artigos
    • Artigos mais Lidos
    • Artigos por Assunto
    • Artigos por Autores
    • Céu do Momento
      • Calendário Astrológico 2025
    • Estrelas Fixas
    • Rede Bellatrix
    • Mercúrio Retrógrado
    • Pet Astral
  • Signos
    • Signo do Mês
    • Seu Signo
    • Horóscopo
    • Horóscopo Semanal
    • Horóscopo Mensal
    • Horóscopo Anual
  • Seu Mapa
    • Mapa Astral Online
    • Mapa Grátis
    • Minha Conta
    • Carrinho
  • Loja
  • Podcasts
    • Podcast Astrológicas
    • Os Gêmeos
  • Mídia
    • Parcerias
    • Links
  • Contato
    • FAQ – perguntas frequentes

Eu não suporto meu chefe!

Eu não suporto meu chefe!

por Lygia Pontes

Não sei dizer quantas vezes ouvi isso dos meus clientes, amigos, colegas e até de desconhecidos na rua. Eu também perdi as contas do número de vezes em que falei essa frase. Por causa disso, em um determinado momento da minha vida profissional, achei que era normal as pessoas odiarem seus chefes. Era como se fosse parte do job description de todos os profissionais.

Após anos sem conseguir criar uma relação positiva com meus gestores, tive um chefe totalmente diferente e que era admirado por todos que trabalhavam com ele – direta ou indiretamente. Foi nesse momento em que me dei conta de que essa deveria ser a regra. A partir daí, comecei a observar os motivos que levavam os profissionais a terem problemas de relacionamento com seus chefes. Os principais foram: controle excessivo sobre a equipe, preocupação maior em saber quem cometeu um erro do que em solucionar a questão, falta de alinhamento, nenhum feedback e/ou apenas feedback negativo.

Mas e como fazer para resolver esse problema? Muitos profissionais acham que a resposta é mudar de área ou até mesmo de empresa. Mas existe uma outra forma de superar esse desafio: mudar a nossa atitude. Sim, para construir uma relação positiva com o chefe (e qualquer pessoa) nós temos que agir. Afinal, não mudamos ninguém além de nós mesmos. O que conseguimos é influenciar quem está à nossa volta a partir de nossos comportamentos. Assim, coloque em prática as atitudes a seguir:

  • Estabeleça prioridades: com isso, você irá perceber que dizer sim ou não a algum pedido do seu chefe será menos complicado e isso o deixará menos incomodado
  • Imponha limites: sempre que o seu gestor tratar você de um jeito que o afete negativamente, fale. Não precisa dizer no momento em que a situação acontecer, já que os ânimos podem estar exaltados. Faça isso quando estiver mais calmo e prepare-se antes – escrever um roteiro ajuda bastante
  • Pratique a empatia: procure entender se o chefe está passando por um momento complicado – no trabalho ou fora dele – e mostre-se disponível para ajudar, mesmo que seja apenas para ouvi-lo enquanto tomam um café
  • Não faça e não participe de fofocas: nunca espalhe informações sobre o seu chefe – ou qualquer outra pessoas da empresa. Caso alguém queira contar algo que “você não sabe o que aconteceu”, diga que não tem interesse ou que está ocupado. Se não der tempo de avisar a pessoa antes que ela fale, explique depois que esse tipo de informação não agrada você. Lembre-se de que a fofoca só serve para potencializar os sentimentos negativos que temos em relação a alguém.

Para você não se sentir sobrecarregado colocando em prática diversos comportamentos novos de uma vez, comece com um por semana e observe se a sua relação com o seu chefe muda. Mesmo que o relacionamento de vocês não fique maravilhoso, com certeza ele irá melhorar e isso vai deixar os seus dias no trabalho mais leves. Com isso, sua disposição e sua produtividade podem aumentar. Sem contar que você irá influenciar positivamente outros profissionais. Então, mãos à obra!

Foto: rawpixel no site Unsplash

Compartilhe
Compartilhe no Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print

Lygia Pontes

Contato:

Lygia Pontes
Lygia Pontes é Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV - SP. Após mais de dez anos trabalhando em comunicação, fundou a Lygia Pontes Consultoria, onde atua como consultora e palestrante em evolução profissional e realização pessoal. Com método autoral e flexível, auxilia empresas e pessoas a tornarem saudáveis suas relações, aumentando a produtividade. Saiba mais sobre este Colunista.

LEIA OUTROS TEXTOS DESTE COLABORADOR →

Newsletter


Redes Sociais

© Todos os direitos reservados • 2013 por • [email protected]