Rita Lee, estrela brasileira do Rock
por Mariana
As Estrelas da Estrela
Rita Lee sempre se interessou pelo misticismo, tendo dito que desejava envelhecer “como feiticeira”, o que conseguiu. Não buscava a fonte da juventude e honrava o fato de ser mulher. Inclusive seu maior companheiro de vida, Roberto, é astrólogo.
Como Heliacal Setting Star, a estrela da missão de vida, Rita tem Betelgeuse. Ela fala sobre alcançar o sucesso após ser “forçado” a liderar, se posicionar com atitudes firmes. Isso foi exatamente o que aconteceu com ela, que ganhou maior notoriedade à partir do momento em que passou a expressar suas fortes opiniões e sua essência, principalmente enquanto figura pública.
Já que foi uma vida permeada pelas palavras, tanto escritas quanto cantadas, quero chamar atenção também para as Estrelas Fixas em Parans com seu Mercúrio natal.
Rukbat, que fala de uma abordagem equilibrada da vida, e boa cabeça para os negócios.
Enquanto capricorniana, Rita nunca negou sua forte relação com o trabalho e com o dinheiro.
Facies, que nessa posição dota a pessoa de extremo foco, mas também traz julgamentos severos por parte dos outros.
Nas suas memórias ela expressou bem todos os momentos em que passou por isso, tendo inclusive sido presa, no que ela explicou como um caso plantado pela polícia, pois representava a liberdade sexual feminina num dos períodos mais conservadores do Brasil.
Alhena, estrela de quem reivindica o direito à própria voz.
Vega, presente em pessoas carismáticas, visionárias e de voz persuasiva.
Por fim, Spica, que fala de uma mente curiosa e até mesmo insaciável por ideias.
Como podemos notar, um Mercúrio bastante “estrelado”, digno da nossa saudosa rainha do Rock.
Um pouco da biografia de Rita
Rita Lee Jones, conhecida como a rainha do Rock’N Roll brasileiro, foi uma talentosa compositora, cantora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista. Nascida em São Paulo no ano de 1947, desde a infância teve contato com a música, tendo aulas de piano.
Suas primeiras composições vieram na adolescência.
Ainda jovem ficou conhecida por integrar o grupo “Os Mutantes”, e chegou a se casar com um dos componentes da banda. Após o divórcio e discordâncias com os rumos da banda, Rita foi “convidada” a sair. Esse episódio ficou marcado em sua memória com uma certa mágoa, já que foi considerada pelos ex-companheiros músicos como “não tendo calibre como instrumentista.”
Ainda teve uma participação de sucesso na banda Tutti-Frutti. Porém sua parceria de maior êxito tenha sido a com Roberto de Carvalho, pai de seus 3 filhos, companheiro amoroso e de trabalho com quem viveu uma linda história de amor.
Rita sempre se posicionou politicamente, foi ativista em defesa da causa animal e chegou a ser presa, grávida, na época da ditadura por ser um ícone ao se expressar livremente.
Definitivamente uma mulher das mais interessantes e verdadeira Estrela, cuja história vale conhecer.
Uma última curiosidade
Quando falamos sobre Estrelas Fixas, é comum ter contato com informações “catastróficas”, termos como “maléfica”, “difícil” e “tumultuada”, que costumam assustar. Mas se pensarmos que tudo é relativo e o livre arbítrio existe, quanto mais consciência temos, mais somos capazes de lidar com forças complexas em nossa vida.
Um exemplo é o da própria Rita, que tem a temida Algol em Parans com sua Lua.
Neste posicionamento, ela fala de pessoas de forte consciência social, além de alguma desventura na vida pessoal ou através de outras pessoas poder afetá-las.
Enquanto ativista, Rita sentia muito as dores do coletivo, mas isso não causou nenhum mal a ela, pelo contrário, trouxe uma força e uma vontade de cada vez mais se fazer ouvida e lutar contra injustiças.