Estrelas da Constelação de Sagitário
por Mariana
Uma das mais antigas traçadas no céu
Outra constelação chamada zodiacal é de Sagitário, o Centauro. Já falamos sobre constelações zodiacais e como elas não são a mesma coisa que signos aqui.
As Estrelas Alpha e Beta de Sagitário são as mais importantes do ponto de vista do estudo das Estrelas Fixas, são elas Rukbat e Facies, respectivamente.
Foi uma das primeiras constelações a serem identificadas e traçadas no céu noturno.
Sagitário no Céu
O nome Sagitário vem da palavra “arqueiro” e os povos antigos viam no céu um centauro munido de arco e flecha, nessa parte do céu.
Na mitologia grega os centauros eram descritos como metade cavalo e metade homem, sendo na sua maioria seres bastante selvagens e brutos. Porém Quíron, um dos centauros mais conhecidos dos mitos, era de natureza pacífica e bastante sábio.
Uma das histórias que se conta sobre essa constelação é a de que ela foi criada pelo próprio Quíron a fim de guiar os marinheiros do navio argos, Jasão e os Argonautas.
Estrelas Importantes
Dentro o grupo de estrelas da constelação de Sagitário podemos destacar duas, como mencionado:
Rukbat – Estrela que representa o pé do Arqueiro e por essa posição indica estabilidade e firmeza. Quem a tem costuma manter os pés bem firmes no chão apesar de também apresentar certa flexibilidade.
Como toda estrela ligada aos pés simboliza proteção dos deuses e sinal de sorte.
Atualmente está a 16º55’ de Capricórnio.
Facies – Já essa estrela representa o olho do Arqueiro e está relacionada tanto a uma visão penetrante, precisão, quanto a possíveis problemas relacionados à visão.
É considerada uma das mais complexas de se viver pois carrega consigo a ideia de violência, podendo estar presente em mapas de ditadores por exemplo. Mas pode ser alguém que consegue enxergar além do alcance e prever algo antes de acontecer.
Atualmente está a 08º36’ de Capricórnio.
Uma personalidade brasileira muito querida que tinha essas duas estrelas foi Rita Lee, e você pode ler mais sobre isso aqui.