Edgar Allan Poe e suas estrelas
por Mariana
Mistério e literatura
Edgar Allan Poe, nascido nos Estados Unidos, foi um escritor, poeta e crítico literário que ficou mundialmente conhecido por seus contos “macabros” que misturam mistério e horror e até hoje fascinam pessoas ao redor do mundo.
Vida e Obra
O seu primeiro livro foi publicado em 1827 e a partir daí seguiram-se várias obras. Ele foi considerado o criador do estilo “conto policial” com suas histórias que envolviam mistérios a serem desvendados. Muitos dos seus trabalhos contém a temática da morte e do sofrimento, o que acabava por refletir os próprios tormentos do autor.
Seus problemas com o consumo excessivo de álcool durante a vida e os escândalos que dele advinham não o deixaram ter uma carreira tão consolidada como poderia.
Algumas Estrelas
Curiosamente sua Heliacal Rising Star é Acumen, uma estrela que fala de críticos e também de pessoas que podem ser criticadas. Além de crítico literário ter sido um dos seus ofícios, Edgar sofreu uma série de críticas ao seu trabalho e à sua vida pessoal ao longo de toda a carreira. A perplexidade que o seu comportamento relacionado ao vício causava nas pessoas o impediram de ser reconhecido por muitos colegas de profissão.
Como Heliacal Setting Star, a estrela que representa uma ferramenta, aparece El Nath. É uma estrela de lutadores corajosos, que não fogem do combate e são capazes tanto de ferir como curar. Geralmente pioneiros, costumam se sentir atraídos pelos desafios.
Apesar da temática central de suas histórias, ele não tinha a estrela da constelação do Corvo, Algorab, que traz essa temática soturna para a vida de quem toca. Porém no dia de sua morte, 07/10/1849, o Sol estava conjunto a essa estrela.
Um dos seus poemas mais conhecidos chama-se, por sinal, O Corvo.
Saiba mais sobre estrelas heliacais aqui: