Constelação de Câncer
por Mariana
E Sua Estrela Principal
Há milhares de anos os povos antigos marcaram o Solstício de Verão no Hemisfério Norte, e o de Inverno no Hemisfério Sul, quando o Sol começava a caminhar por essa constelação no céu.
Situada entre as constelações zodiacais de Gêmeos e Leão, a de Câncer é uma das difíceis de se enxergar a olho nu, com suas estrelas tendo o brilho bastante fraco. Apesar disso possui uma bem importante no estudo das Estrelas Fixas:
Acubens, ou Alpha Cancri – que traz um amor à vida. É uma estrela que está no mapa de quem ama viver e que geralmente faz algo que fica imortal. Costumam ser pessoas que ajudam as outras durante os processos de transição, da passagem de vida para a morte e vice-versa. Muitas vezes dedicados às causas espirituais, são pais e mães dedicados, contadores de histórias, que se interessam pela marcha natural da vida. Mas quando vivida de forma negativa é uma estrela que tende a estar no mapa de pessoas mentirosas e até de criminosos.
Uma curiosidade é que, quem a tem, costuma ter algumas questões ou problemas com o cotovelo esquerdo.
Atualmente está a 13º55’ de Leão.
O Caranguejo na Mitologia
O símbolo do grande Caranguejo no céu está associado com a Mitologia Grega e as histórias sobre um de seus heróis mais populares, Hércules. Dentre os seus famigerados 12 trabalhos estava o enfrentamento da Hidra Lerna, temível monstro de cabeças de serpente que se multiplicavam sempre que cortadas.
Como se não bastasse o enorme desafio, Hera, esposa de Zeus, enviou um gigantesco caranguejo para distrair Hércules na sua batalha contra o monstro. Apesar de atormentar o herói com suas ferroadas, ele não foi páreo para o semideus e acabou sendo derrotado. Por seu esforço e dedicação, ele é então posicionado no céu por Hera, como uma homenagem.