A constelação dos Gêmeos
por Titi Vidal
E as polaridades que precisam ser trabalhadas
Na constelação dos Gêmeos vemos uma dupla, Cástor e Pólux, filhos de Leda com Tíndaro e Zeus. Leda, na mitologia, teve dois pares de filhos com dois diferentes pais, um mortal e um imortal. Cástor e Pólux e Helena de Tróia e Clitemnestra. Ambos pares de gêmeos trabalham essas questões de dualidade e polaridades.
No caso da constelação de Gêmeos, então, estamos falando sobre Cástor e Póllux, que trabalham com polaridades, entre a mortalidade e a imortalidade, o enxergar o lado bom ou ruim de uma situação, ambos extremamente inteligentes e brincalhões.
Diz a lenda que quando Cástor, o gêmeos mortal faleceu, Póllux não quis aceitar e conseguiram negociar com Zeus para que ambos ficassem parte do tempo no Hades ou na Terra. Em outras versões, irmãos trocavam de lugar de tempos em tempos e, quando um deles aprontava alguma coisa, nunca se sabia quem era o autor. Também por isso Cástor e Póllux remetem à inteligência e à astúcia, a um jeito mais brincalhão e às publicações (são estrelas comumente presentes em mapas de escritores e comunicadores, por exemplo).
Na Constelação de Gêmeos, encontramos também outras estrelas importantes, como Alhena e Wasat.
Falaremos sobre Cástor, Póllux, Alhena e Wasat em textos especifícios para cada uma delas.