Empreendedorismo Feminino
por Cátia Degasperi
Quando era pequena não ouvia falar em empreender, mas já via o movimento em mãos de mães, tias e vovozinhas, via o brilho nos olhos de se colocar a mão na massa para ajudar o marido nas despesas e via o trabalho braçal e cansativo do esforço diário e das mil funções de uma mulher. Empreender era fazer o artesanato que você sabia e conseguir vender, era comprar um produto e conseguir revender, era cozinhar a receita de família e vender, simplesmente era sobreviver sem celular, telefone e rede social, as cobranças eram anotadas num caderninho e se confiava no velho e bom comprometimento.
E nos perguntamos como nossas mães, tias e avós sobreviviam e conseguiam fazer tudo aquilo com maestria, sorriso no rosto e dignidade? Elas transbordavam de boa vontade, coragem de enfrentar todos os desafios, guerreiras incansáveis que lutavam pela união da família, por filhos íntegros e por um lar recheado de amor.
O tempo mudou, evoluímos, estudamos, planejamos, nos organizamos, inovamos, criamos milhares de profissões e seus segmentos e mesmo assim existe muitas mulheres com medo de dar o primeiro passo, porém repletas de capacidade, faltando somente aquele empurrãozinho.
Hoje os desejos são parecidos com o daquela época, pensamos na independência financeira e não fazemos mais a conta no papel de pão, temos cursos, planilhas e bancos digitais para nos apoiar e ensinar, temos a evolução de nos conectarmos pelas redes sociais, vídeos, celulares e todas as tecnologias que superam caderninhos e suas anotações, mas carece de olho no olho, empatia e transparência.
Somos mulheres de negócios repletas de histórias as vezes esquecidas com tanta informação que nos cerca, somos mulheres, desafiamos diariamente o medo, as mil e uma tarefas, os hormônios, as cólicas, a falta de apoio, a dor de cabeça, a falta de prioridade, o inimigo que se veste de amigo, ao bolo de chocolate e suas 1.000 calorias, a insegurança e ao incansável preconceito.
Por isso olhe ao seu redor e apoie toda e qualquer empreendedora (principalmente nesse momento dificil), motive uma empreendedora, inspire uma mulher, ajude no que for preciso, o universo sempre retribui, atras dessa mulher corajosa existe uma protagonista que busca sobreviver nesse mundo mantendo o sorriso no rosto para mostrar a ela e a todos a sua volta que “vai passar” e “que tudo vai ficar bem”. Cuide-se.