Conduzindo o barco pela vida: mapa natal, progressões e trânsitos astrológicos
por Titi Vidal
Nascemos com um mapa astrológico natal que contém todas informações da nossa jornada de vida, incluindo origem e destino, caminhos possíveis, recursos, habilidades e desafios. Como um mapa de navegação, nosso mapa astrológico é o grande guia para seguirmos pelos mares da vida. Assim como os antigos navegadores guiavam-se pelo céu, o homem moderno faz isso com a ajuda de seus astrólogos, que ajudam a interpretar o caminho desenhado no céu.
O mapa, além de ser o guia, é também como um barco no qual seguimos pela vida. Nesse mapa astral, sabemos de qual material é feito esse barco e o quanto ele está preparado para a viagem. Quais são seus instrumentos, recursos e onde pode haver algum risco.
E assim seguimos pela vida navegando em seus mares, mais ou menos preparados, mas, acredito eu, sempre com o barco apropriado para a viagem que faremos pela vida. O que acontece, é que muitas vezes precisamos conhecer melhor nossos recursos, aprender a utilizar melhor nosso barco.
E enxergar melhor quais os melhores caminhos a seguir. A cada momento de vida, a cada etapa do caminho, nossas progressões vão mostrando quais as condições do barco naquele período. Se estamos mais ou menos familiarizados com sua potencia, se estamos vivendo plenamente, o que está dando certo ou errado em cada período.
Enquanto isso, vamos transitando pela vida e justamente os trânsitos vão nos mostrando as condições do clima e da maré. Sabemos, por ali, se as águas são calmas e tranquilas ou turbulentas, se as ondas são altas, se o mar está agitado. Vemos se é tempo de Sol ou de tempestade, de o vento é intenso e se está ou não a favor da viagem.
Em cada momento, precisamos conhecer nosso barco, para aproveitar melhor um tempo e maré favoráveis ou para lidar com as turbulências da vida. Temos que ter certeza se todos recursos estão mesmo sendo utilizados, se estamos resolvendo os problemas que o barco tem. A cada momento, vamos vendo onde colocar energia e como cuidar melhor desse nosso barco.
E enquanto isso, temos que estar conscientes da jornada, para saber qual melhor caminho a seguir. Para qual lado o mar está mais agitado, onde haverá um temporal ou ventania que pode avariar nosso barco. E é exatamente ai que está das coisas mais úteis que a Astrologia oferece.
Conhecer bem o próprio barco, saber como ele está a cada momento e saber de antemão como será cada período, sempre combinando o barco, as condições dele naquele momento e as condições de clima e maré.
Assim, sempre estamos preparados para a viagem, sem falar que podemos, assim, escolher as viagens certas, os melhores caminhos, as melhores formas de seguir em frente e chegar ao destino.
Até porque destino nada mais é do que um direcionamento, um “onde quero chegar”, e para chegar até lá, sempre existem vários caminhos possíveis, que a Astrologia também pode mostrar qual vale mais a pena e como se preparar para cada viagem.
Ou seja, a Astrologia é um recurso dos mais lindos para a vivermos a vida sempre melhor. Quem conhece, sabe disso.