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Comunicação para o sucesso com eficiência e equilíbrio

Comunicação para o sucesso com eficiência e equilíbrio

por Lygia Pontes

Desde que ingressei no mercado de trabalho, passei a me questionar sobre a forma como os profissionais se comunicavam. Para mim, a comunicação não era aberta como poderia e deveria ser. Ver expectativas e metas das empresas desalinhadas ao que os colaboradores poderiam oferecer era frequente. Resultado: funcionários desmotivados, empresas decepcionadas com seus profissionais e demissões.


Para entender o que acontecia, eu me aprofundei no tema e minha conclusão foi que se os profissionais e o diálogo aberto e sincero fossem tratados como prioridades pelas empresas, tudo ficaria mais prazeroso e, consequentemente, os resultados seriam melhores. Na minha vida profissional, sempre que isso ocorreu, os times foram muito eficientes.
Ao atuarem desta forma, o resultado positivo para as empresas é em dobro. Além de terem maior possibilidade de alcançarem suas metas, não têm gastos com a perda de funcionários. Os ganhos dos profissionais também são muitos. A comunicação mais aberta e sincera pode acabar com a maioria das causas de desmotivação no ambiente de trabalho, já que estão ligadas diretamente à comunicação ineficiente, como  falta de feedback e de reconhecimento. 


Além disso, devemos levar em conta as mudanças que têm influenciado o mundo corporativo: os objetivos de vida das pessoas não são mais os mesmos, a participação das novas gerações no mercado de trabalho tem aumentado e a troca de informações está cada vez mais rápida e abrangente. Por isso, ser uma empresa com uma comunicação mais aberta, com ambiente agradável e colaborativo se tornou chave para o sucesso.
Para conquistar esta posição de destaque, as organizações devem conhecer não só suas necessidades e expectativas, como também as de seus colaboradores e consumidores. Isso só é possível com diálogo aberto e sincero. 


É importante destacar que as mudanças também devem partir das pessoas. Elas podem e devem agir para que seus objetivos sejam alcançados, principalmente por meio de uma comunicação aberta e sincera.

Foto: rawpixel no site Unsplash

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Lygia Pontes

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Lygia Pontes
Lygia Pontes é Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV - SP. Após mais de dez anos trabalhando em comunicação, fundou a Lygia Pontes Consultoria, onde atua como consultora e palestrante em evolução profissional e realização pessoal. Com método autoral e flexível, auxilia empresas e pessoas a tornarem saudáveis suas relações, aumentando a produtividade. Saiba mais sobre este Colunista.

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