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Como transformar o feedback negativo em algo positivo?

Como transformar o feedback negativo em algo positivo?

por Lygia Pontes

Se você trabalha, com certeza já recebeu um feedback negativo e é bem provável que tenha sido mais de uma vez. Sempre considerei essa uma das situações mais difíceis de encarar na vida profissional – para algumas pessoas pode ser até pior do que uma demissão.

Mas existe uma forma de lidar com a crítica e transformá-la em combustível para o desenvolvimento profissional. O primeiro passo é reconhecer os sentimentos que surgem, quando enfrentamos esse tipo de situação que, costumo comparar com as fases do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

Quando eu recebia um feedback negativo, minha primeira reação era negar tudo o que estava sendo dito às vezes mentalmente, às vezes em voz alta. Era possível perceber que eu estava nessa fase só pela minha postura, totalmente fechada. Com isso, acabava deixando de ouvir o que estava sendo dito e perdia informações valiosas para evoluir no trabalho.

Depois de negar o feedback, eu começava a sentir raiva. Ficava revoltada com tudo o que havia (conseguido) ouvir e me sentia injustiçada (“por que eu estou recebendo essa crítica e não fulano?”). Com o passar do tempo, eu começava a pensar – às vezes até demais – que se me tornasse uma pessoa melhor, poderia evitar aquele tipo de situação. Muitas vezes, essas novas atitudes que eu achava que deveria adotar não tinham relação com as minhas atividades profissionais. Estavam mais ligadas à minha personalidade.

Passado o estágio da barganha, eu entrava na fase da depressão, em que precisava conversar com outras pessoas sobre como aquele feedback negativo havia tirado minha alegria de trabalhar e, às vezes, até de me dedicar a atividades pessoais. Após esse momento, eu finalmente conseguia aceitar o que havia sido falado e, com isso, conseguia definir o que fazer com a informação recebida: eu criava um plano de ação.

Quando eu me dei conta desse ciclo que eu vivia cada vez que recebia uma crítica, comecei a me preparar melhor para esses momentos para que pudesse aproveitá-los da melhor forma possível. Assim, sempre que havia uma reunião de feedback, eu tinha como objetivo sair daquele encontro com um plano de ação, para que eu não repetisse os mesmos erros e pudesse me tornar cada vez mais uma profissional melhor.

Essa atitude me ajudou a perceber que a minha grande resistência em relação ao feedback negativo estava ligada ao fato de que eu era tão responsável quanto qualquer outra pessoa pelo bom desempenho do departamento e da empresa onde eu trabalhava. Além disso, todos, inclusive eu, deveríamos agir para que o ambiente de trabalho fosse o mais positivo e produtivo possível, mesmo que eu não fosse a responsável direta pelos resultados negativos ou por criar problemas no relacionamento da equipe. Uma frase que me ajudou bastante nesse processo é “Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

Atualmente, eu também lido com feedback negativo. Preciso admitir que é raro, mas acontece, afinal, não existe unanimidade – ainda bem! Quando eu me vejo nessa situação, eu acolho os meus sentimentos, mas também desenvolvo imediatamente um plano de ação que, em alguns casos, consiste apenas em mudar a forma como abordo um determinado assunto. Afinal, assim como não existe unanimidade de opiniões, também não existe uma única forma de abordar um tema ainda mais quando é necessário entender que cada um de nós é responsável pelo ambiente em que estamos, pelas relações que possuímos.

“Há apenas uma maneira de evitar críticas: não faça nada, não diga nada, e não seja nada.” dizem que é de Aristóteles.

Foto: Glenn Carstens-Peters no site Unsplash

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Lygia Pontes

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Lygia Pontes
Lygia Pontes é Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV - SP. Após mais de dez anos trabalhando em comunicação, fundou a Lygia Pontes Consultoria, onde atua como consultora e palestrante em evolução profissional e realização pessoal. Com método autoral e flexível, auxilia empresas e pessoas a tornarem saudáveis suas relações, aumentando a produtividade. Saiba mais sobre este Colunista.

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