Autogestão deve ser a prioridade de qualquer líder
por Lygia Pontes
“Se você quer liderar, invista pelo menos 40% do seu tempo liderando a si mesmo.” Essa citação de Dee Hock, fundador da Visa, explica porque a autogestão deve ser a prioridade de qualquer líder. Não adianta querer exercer um papel de liderança se não cuidamos de nossas atitudes e comportamentos. Isso porque um líder precisa transmitir segurança a seus liderados, inspirar confiança, como o autor Simon Sinek apresenta nessa palestra.
Em um primeiro momento, fazer autogestão pode parecer complicado e até nos fazer pensar que devemos estar o tempo inteiro vigilantes, pensando no que fazemos, falamos, se uma atitude nossa foi correta ou não. Enfim, pode nos dar a sensação de que ser um líder é muito estressante. É claro que não é simples, mas existe uma atitude que pode ser colocada em prática e, assim, tornar essa função mais acessível: cumprir as promessas.
Esse ponto pode, basicamente, ser resumido a alinhar discurso e prática. Se dizemos algo, precisamos agir de acordo com o que falamos. Para isso, precisamos conhecer nossa capacidade, disponibilidade, dificuldades etc. É óbvio que, em alguns momentos, podemos não conseguir cumprir com o que foi prometido. Neste caso, precisamos ter consciência disso e, claro, comunicar os envolvidos. Assim, a confiança das pessoas não é prejudicada.
Como desenvolver a liderança
Existem outras atitudes que podem ser colocadas em prática por quem deseja se tornar um líder. Mas, infelizmente, não são ensinadas nas escolas e universidades. Por isso, muitos profissionais com potencial de se tornarem lideranças acabam não conseguindo exercer esse papel. Pensando nisso, desenvolvi com a estudante de Relações Públicas, Kauane Negreiros, a Universidade da Conquista. Esse programa de mentoria totalmente gratuito tem como objetivo auxiliar meninas de 15-24 anos, alunas ou ex-alunas de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares, a desenvolverem o seu potencial para construírem o caminho profissional que desejam. O Módulo Conquista do seu Empoderamento, que acontece nos dias 16, 23 e 30 de janeiro e irá tratar principalmente de liderança, inclusive autogestão, está com as inscrições abertas até o dia 10/01 neste link
A Universidade da Conquista é patrocinada pelo U.S. Department of State com financiamento do U.S. Government e administrada por Kauane Negreiros e Lygia Pontes.
Foto: Brooke Lark no site Unsplash