Alecrim, a erva que alegra a alma
por Rodrigo Volponi
O Alecrim é uma das ervas solares mais versáteis para a cura de enfermidades, seja do tipo física, mental ou espiritual. Conhecida também por Rosmarinus, do latim “orvalho do mar”, recebeu esse nome devido as flores azuladas, que inundavam as praias do Mediterrâneo por florescer nas encostas ensolaradas da região.
Na era medieval era utilizada para purificar e desinfetar os quartos dos doentes e, também, para afastar os maus espíritos dos enfermos. Os estudantes gregos utilizavam ramos de Alecrim na cabeça quando precisavam prestar exames, pois a reputação da planta era de que ela estimulava a memória.
Erva muito utilizada em diversos preparos ritualísticos do Catolicismo, da Umbanda e do Candomblé, principalmente em defumações, por possuir propriedades que equilibram, iluminam e trazem paz para o ambiente.
Integrada a outras ervas, no preparo de banhos, tem como função trazer mais alegria, vitalidade e equilíbrio para o corpo, mente e alma. Colocada embaixo do travesseiro, ajuda a afastar os maus sonhos. Pode ser utilizada também como amuleto, protegendo contra o mau olhado.
Segundo uma lenda popular quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, todas as flores do caminho abriram-se à medida que a sagrada família passava por elas. O Lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o Lírio abriu seu cálice, já o Alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino Jesus.
Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas pequenas roupas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. Percebendo que o Lírio quebraria sob o peso e que o Lilás era alto demais, colocou-as sobre o Alecrim o qual suspirou de alegria agradecendo a oportunidade de poder ajudá-los, sustentando as roupas ao sol durante toda a manhã.
“Obrigada, gentil Alecrim, daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus agora terão aroma de santidade. Eu abençoo folha, caule e flor, e digo que a partir de hoje emanarão alegria.”
Alecrim, nome científico Rosmarinus officinalis.
CHÁ DE ALECRIM
Indicado para dores de cabeça, cansaço físico e mental.
Coloque 1 colher de sopa de folhas de alecrim em uma xícara com a água quente, tape e deixei por 10 minutos em infusão.
Atenção: não é recomendado a utilização por mulheres grávidas.
INCENSO NATURAL COM ALECRIM E ERVAS FRESCAS
Indicado para limpeza e harmonização do ambiente.
Você vai precisar de:
1 metro de barbante 100% algodão
3 galhos de Alecrim
1 galho de erva Quebra-demanda
3 galhos de Alfazema
Durante o processo eleve seus pensamento e faça uma oração ou um mantra que preferir. Selecione os galhos e as folhas mais bonitas, retirando as que estiverem machucadas. Prenda bem uma das pontas dos galhos com um laço do barbante, deixando-a bem presa.
Enrole com o barbante de uma ponta a outra as ervas, dando diversas voltas ao redor dos galhos de forma bem apertada, pois com o tempo o barbante ficará um pouco frouxo. Finalize com um nó na ponta onde começou.
Apare com uma tesoura as pontas das ervas em seguida deixe-a secar em um lugar que não bata sol diretamente. O processo de secagem demora em média 10 dias. Quando for acender o incenso, já seco, coloque fogo na ponta oposta ao nó inicial. Acenda-o em um pote de cerâmica deixando a ponta acesa na parte de baixo, próxima ao pote. Faça uma oração e peça para que essas ervas limpe, equilibre e abençoe o ambiente.
#ervas #alecrim #incensonatural #curapelaservas #7etimoceu