Acolhimento
por Cátia Degasperi
Pra você o que é acolhimento? No dicionário está descrito assim: ACOLHIMENTO; ato ou efeito de acolher; maneira de receber ou ser recebido; consideração; abrigo gratuito; hospitalidade. Lindo nas palavras e nas ações, mas funciona na mesma proporção? Estamos vivendo uma época que cada dia se passa e as pessoas estão mais reclusas, mais depressivas, mais ansiosas, mais tristes, mais sozinhas e convivendo menos com o próximo, acredito que isso tudo vem da solitude que vivemos na pandemia e agora repercute em nossas vidas, lógico, cada um com seu sentir e seu agir. Mas será que podemos melhorar essa situação olhando para nós, nos cuidando com amor e sim olhando e enxergando o outro também?
O acolher é um ato que compreende, abraça, guia, demonstra, enxerga, escuta, senti o seu e do outro, porque se você tiver empatia suficiente com você terá empatia em excesso com o outro. Não falamos aqui somente em nós, mas em vidas, primeiro na escala de sobrevivência colocamos o colete salva vidas e depois salvamos o restante da tripulação. Isso implica em conseguir, ter boa vontade, empatia, amor ao próximo de enxergar o outro e o acolhido no caso ter o coração aberto, a mesma empatia, amor ao ser enxergado e boa vontade de receber esse acolhimento que nada mais é do que o reflexo de vivermos em sociedade e agirmos de acordo com o nosso coração, bondade e generosidade.
Cada ação gera uma reação, entendo que muito melhor que julgar, criticar e desprezar pessoas que passam por situações que você desconhece ou ignora serão reaprendidas na escola da vida, porque se você não consegue se acolher não terá capacidade de acolher o outro. Mas o uso da sinceridade nesse caso é essencial, é preciso saber a diferença entre acolher x atenção x curiosidade.
E quando esse indivíduo for acolhido? Gera satisfação em acolher, o coração fica agradecido, a evolução do seu ser, a transparência e a verdade no olhar são sentimentos que irão te elevar de uma ação que foi feita de coração, porque desta vez você ouviu sua intuição, abriu seu coração e fez o bem a você e ao próximo. Olhe para você se acolha e olhe para seu lado com certeza tem alguém precisando de um abraço, um bolo com café quentinho, uma caminhada ou simplesmente do abraço que diz tudo, acolha.
Cátia Degasperi