Ícone do site Titi Vidal

Páscoa e Astrologia

Sabia que a Páscoa é agendada de acordo com os ciclos celestes?

Você sabia que um dos principais eventos cristãos é marcado de acordo com o céu?

A Páscoa sempre é comemorada no primeiro domingo de Lua Cheia após o ingresso do Sol em Áries. Isso mesmo! Uma das celebrações mais importantes da igreja católica é definida de acordo com o Céu.

Ou seja, este evento tem sua data móvel justamente porque depende do céu para ser marcada. Isto é, esse evento cristão de tanta importância é agendado anualmente de acordo com um movimento celeste. Acontece sempre no primeiro domingo após a Lua Cheia imediatamente após o equinócio de primavera (para o hemisfério norte) e de outono (para o hemisfério sul). O equinócio acontece justamente com o ingresso do Sol no signo de Áries, o que marca o início do ano astrológico.

Ou seja, a Páscoa acontece sempre no primeiro domingo de Lua cheia do ano novo astrológico, após o ingresso do Sol em Áries.

E, como acabamos de ter uma Lua Cheia, este será o domingo de Páscoa

A PÁSCOA SEMPRE É CELEBRADA NO PRIMEIRO DOMINGO DE LUA CHEIA APÓS O INGRESSO DO SOL EM ÁRIES (OU SEJA, NA PRIMEIRA LUA CHEIA (ou logo após ela) DO ANO ASTROLÓGICO)

Portanto, a Páscoa é celebrada na primeira Lua Cheia após o início do ano astrológico, o que significa que ela é marcada de acordo com os ciclos celestes. Para os cristãos, a Páscoa está relacionada à ressurreição de Jesus Cristo.

Curiosamente, é o momento em que o Sol aparentemente cruza a linha do horizonte rumo ao hemisfério norte, o que para os antigos representava uma espécie de retorno do Deus Sol.

Apesar de famosa como uma data cristã, esta era também uma festividade pagã, relacionada a esse momento celeste/dos ciclos da natureza.

Por se tratar da ressurreição de Cristo, é também um evento associado a um ritual de passagem e à ideia de renascimento e renovação.

Apenas uma “coincidência” com o momento astrológico que celebra o início do ano, quando o Sol inicia mais uma volta pelo zodíaco e começa tudo de novo.

O COELHO E OS OVOS DE PÁSCOA

O coelho, símbolo da Páscoa, é associado à esta data por ser símbolo também de fertilidade. Como estamos também falando de uma Lua Cheia, isso também se confirma pelo céu. Mais fertilidade ainda por se tratar da primeira Lua Cheia após o ingresso do Sol no signo de Áries, que marca o início de um novo ciclo.

Alias, os ovos são uma boa imagem simbólica daquele que rompe uma casca e renasce totalmente novo e modificado, ou seja, é a própria imagem de um renascimento.

A PÁSCOA de 2024

Acontece no domingo dia 31 de março, fechando um mês agitado, que contou com um eclipse lunar (na Lua Cheia).

E agora, na verdade, já estamos mais próximos até da Lua Minguante, que vem fechar um ciclo agitado e intenso. Um momento que nos pede introspecção, reflexão e desapego. E preparo para o próximo ciclo, que só terá início dia 10 de abril, mas que será marcado por um eclipse solar e grandes mudanças pela frente.

Por sinal, o último dia de março vem nos pedir reflexões antes da chegada do intenso mês de abril, que será um dos mais intensos e complexos de 2024, com movimentos importantes, que incluem retrogradação de Mercúrio, eclipse solar e o grande encontro entre Júpiter e Urano em Touro.

Leia as previsões astrológicas para 2024

Fique de olho no site que logo logo tem texto sobre abril e, conforme os aspectos forem se aproximando, vamos contando tudo pra vocês.

Um abraço e uma ótima Páscoa para todos nós!

Sair da versão mobile