Ícone do site Titi Vidal

Júpiter e Saturno tornam a se desafiar

Expansão x Responsabilidade

Em agosto fiz um texto sobre esse longo aspecto, Júpiter em quadratura com Saturno, que, agora, em 24 de dezembro, volta a ficar exato e que vem nos trazendo uma série de efeitos, do ponto de vista individual e principalmente coletivo.

Esse aspecto coloca dois planetas de diferentes naturezas em contato, pedindo um equilíbrio adequado entre ambas as energias.

Vale lembrar que é um aspecto que desenvolve um grande ciclo, iniciado no fim de 2020, quando Júpiter e Saturno estiveram em conjunção. Um ciclo com 20 anos de duração, cujos efeitos vão se renovando conforme o ciclo se desenvolve e os planetas voltam a se aspectar, como neste momento.

Apesar de ter deixado os links para os artigos anteriores, vou retomar alguns pontos importantes aqui:

Júpiter está relacionado aos bancos e instituições financeiras, é um dos indicadores econômicos e nos conta muito sobre os mercados. É possível, ao estudar Júpiter, compreender um pouco mais sobre os mercados e saber quais deles estão em expansão. Também é possível fazer análises relevantes sobre consumo.

Individualmente, Júpiter traz expansão, sorte, proteção, podendo, também, amplificar qualquer coisa que já esteja acontecendo. Seus ciclos em nossas vidas estão ligados ao nosso desenvolvimento pessoal.

Saturno, por sua vez, está relacionado aos períodos mais desafiadores, ao clima de economia e cautela, às questões ligadas à infra estrutura e resultados que só vêm com esforço e com o tempo. Fala sobre os mercados em queda e a necessidade de se cortar tudo que é supérfluo.

Em nossa vida individual, Saturno é responsável pelo nosso desenvolvimento estrutural e amadurecimento ao longo da vida.

A grande conjunção Júpiter – Saturno está relacionada aos ciclos de grandes capitais e fala muito sobre o contexto econômico. Está relacionada a grandes parcerias, aglomerados políticos e econômicos e contratos e tratados importantes no mundo.

Em geral está relacionada a momentos que pedem investimentos mais tradicionais, ortodoxos, atitudes mais defensivas ou controladas do ponto de vista mercadológico.

Vimos muitos marcos e tratados econômicos acontecendo sob essa grande conjunção ao longo da história.

São momentos mais realistas, com menos especulação, que privilegiam os investimentos de médio prazo.

Os mercados clássicos costumam se sobressair. Júpiter e Saturno juntos também trazem medidas regulatórias importantes.

Do ponto de vista político, costuma aumentar a tendência mais conservadora, na linha do que já vem acontecendo. Porém, em Aquário, podemos ver algumas mudanças neste sentido.

De qualquer forma, Júpiter e Saturno trazem marcos políticos e econômicos e sociais relevantes.

Desta vez, temos alguns detalhes extra para observar. Entre eles o fato de que depois de praticamente dois séculos com predominância desta Grande Conjunção nos signos de terra, ingressamos num novo período onde elas aconteceram nos signos de elemento ar. Vale ressaltar que 40 anos atrás já aconteceu uma Júpiter-Saturno em Libra, que é signo de ar.

Além disso, agora, também temos Plutão recém chegado no signo de Aquário:

Vale ressaltar que um novo ciclo tem de fato início, uma nova fase na qual vamos construir tudo mais coletivamente, nos moldes do arquétipo do signo de Aquário.

Além disso, após a conjunção, ambos percorreram o signo de Aquário, que agora é ativado por Plutão, um grande transformador. 

Em Astrologia Mundial, Aquário representa quem está contra o governo, incluindo governos paralelos. Fala sobre ONGs e hierarquias mais horizontais. Costuma trazer revoluções, ampliação da necessidade de se fazer ciência e seus desenvolvimentos. Pode trazer convulsões sociais, novas descobertas e é um signo altamente ligado à tecnologia de ponta e invenções em geral. Astronomia e Astrologia costumam ter desenvolvimentos importantes também, assim como a aviação e toda tecnologia espacial.

Aquário promete revolução nos costumes e ideias, mas está também ligado ao capitalismo. Pode trazer ideias fantásticas que geram choques culturais importantes. Formas de desenvolvimento de energia também entram em pauta.

Assuntos que envolvem grupos e comunidades ficam evidenciados também.

Com Júpiter e Saturno juntos em Aquário (onde a conjunção aconteceu), podemos ter estes assuntos questionados e em desenvolvimento, crescendo por um lado e precisando se estruturar de outro.

Vale lembrar que Júpiter e Saturno têm em comum questões éticas e de justiça e que muito sobre isso pode ser falado nos próximos tempos, inclusive, em Aquário, podemos ver muito sobre regulamentação de tecnologia e internet, por exemplo.

Enfim, parte dos últimos parágrafos estou trazendo do texto sobre a conjunção e muitas dessas coisas já vimos acontecer desde que o ciclo começou a se desenvolver.

Conforme novos aspectos acontecem, novidades ligadas ao que já ocorreu, ou novos temas do ciclo, podem vir à tona.

Ao se tocarem, Júpiter e Saturno também ativam os trânsitos individuais que fazem atualmente me nosso mapa natal, potencializando seus efeitos.

Vale lembrar que a relação entre Júpiter e Saturno é muito importante para os assuntos coletivos e também os individuais, marcando ciclos altamente importantes em nossas vidas.

Saber, neste momento e sempre, integrar aspectos de ambos de forma positiva e produtiva é nossa busca.

Como crescer sem perder a estrutura? Como ser responsável sem perder oportunidades? Como expandir sem perder a qualidade?

Contamos mais sobre os efeitos de Júpiter e Saturno em dois episódios diferentes do Podcast Astrológicas:

Os efeitos do Saturno em Peixes também ficam reforçados:

Assim como os de Júpiter em Gêmeos:

Outro ponto importante é que essa nova quadratura exata entre Júpiter e Saturno acontece nessa época de fim de ano e isso nos traz alguns alertas.

Não podemos nos exceder nos gastos, em tempos que pedem contenção de despesas. Este é um aspecto ligado a crises econômicas, ondas de demissão, inflação e recessão econômica no mundo (e na vida de muita gente).

Além disso, pode trazer um certo pessimismo, em uma época que já é de muita reflexão e planejamento.

Talvez seja bom mesmo fazer algumas pausas para pensar melhor a respeito do que estamos vivendo, individual e coletivamente. Isso inclui relações, valores, metas, o para onde estamos caminhando.

Vale lembrar que ainda temos Marte retrógrado, nos levando a refletir sobre nossas atitudes que, certamente, precisam mudar:

Precisamos encontrar um equilíbrio entre sonhar alto e acreditar em um futuro melhor e agir com mais responsabilidade e pés no chão.

Crescer sem se perder. Ser prudente sem deixar de fazer acontecer.

Acontecendo no Natal, também pede cuidado nas relações familiares e pessoais, nas festas de fim de ano. Mais respeito aos valores e pensamentos dos outros, ao que cada um de nós está vivendo.

E pede uma pausa por esses dias, sempre que possível. Tirar férias, relaxar, espairecer. Descansar de um ano tão desafiador. E fazer planos confiantes, porém realistas para o ano que vem.

“Um céu tão claro que não era o céu normal de Sampa, com uma lua quase cheia e Júpiter e Saturno muito próximos”
O dia que Júpiter encontrou Saturno – Caio Fernando Abreu

Um aspecto pra gente também pensar na grandeza da vida, no que realmente importa, na busca por sentido e em nosso próprio crescimento pessoal. Refletir sobre como chegamos até aqui, o que conquistamos, o que precisamos valorizar.

Este ciclo ainda continua por muito tempo e quanto mais conseguirmos compreender o que está nos pedindo, melhor viveremos os próximos aspectos.

Quer saber mais sobre como o céu de cada momento influencia você? Agende uma consulta pelo email contato@titividal.com.br.

Sair da versão mobile