• Orders
  • My Account
  • Entrar
  • Cart
    • R$0,00

Titi Vidal

  • About
    • Titi Vidal
  • Services
    • Astrology
    • Tarot and Lenormand
    • Astrological PS
  • Courses
  • Articles
    • Most Read Articles
    • Articles by Subject
    • Articles by Authors
    • Sky of the Moment
      • Astrological Calendar 2026
    • The Mathematics of the Sky
    • Fixed Stars
    • Bellatrix Network
    • Mercury retrograde
    • Astral Pet
    • Library
  • Signs
    • Sign of the Month
    • Your Sign
    • Horoscope
    • Weekly Horoscope
    • Monthly Horoscope
    • Annual Horoscope
  • Your Map
    • Online Natal Chart
    • Children's Online Astrology Chart
    • Free map
    • My Account
    • Cart
  • Store
  • Podcasts
    • From Earth to Heaven
    • Astrological Podcasts
  • Media
    • Partnerships
    • Links
  • Contact
    • FAQ – Frequently Asked Questions

O seu espaço termina onde começa o do outro.

O seu espaço termina onde começa o do outro.

por Lygia Pontes

Existem tantas versões dessa frase, que não sei qual é a original. Mas, mesmo que essa não seja a verdadeira, pode ser usada diariamente. Porém, muita gente acaba pensando que o seu espaço termina onde começa o do outro apenas quando passa por um incômodo, geralmente provocado por outra pessoa. Por exemplo, quando aquele folgado se estica todo no transporte público e ocupa parte da sua cadeira ou o ciclista apressado que impede você de andar tranquilamente pela calçada ou até quem invade um espaço que não é físico, como o vizinho que adora ouvir música como se estivesse em uma festa. 

Já pensou em quantas vezes você não seguiu a recomendação “o seu espaço termina onde começa o do outro”? 

Pois é, essa autorreflexão é fundamental para a gente conviver melhor com as pessoas. Até porque, se todo mundo tiver sempre em mente que o seu espaço termina onde começa o do outro, dificilmente alguém vai se sentir invadido. E esse exercício deve ser feito em todos os ambientes que frequentamos, inclusive o profissional.

Porém, se mesmo pensando se estamos ocupando um lugar que não é nosso, não conseguimos encontrar uma resposta, existe uma forma muito simples de descobrir isso: observe as pessoas. Perceba como elas reagem quando você interage com elas, como se expressam quando você diz algo. Procure também comparar a maneira com que elas se relacionam com quem está próximo a vocês para comparar se há alguma diferença. Às vezes, uma reação negativa significa apenas um dia ruim e não que você fez algo errado. 

Parta da premissa da “pessoa boa, dia ruim.”*

Se conseguir anotar as suas observações diariamente, os resultados podem ser ainda mais esclarecedores. Com isso, terá as informações necessárias para compreender se e porque tem invadido o espaço dos seus colegas de trabalho e, principalmente, o que fazer para que isso não aconteça. A partir dessas atitudes, será capaz de construir relações mais positivas e, como consequência, um ambiente profissional mais colaborativo, um dos passos para alcançar a felicidade no trabalho.

Quer saber mais sobre como ter o seu espaço respeitado e como respeitar o espaço dos outros? Entre em contato.

Foto: CoWomen no site Unsplash

*Livro: Como ter um dia ideal, de Caroline Webb.

Compartilhe
Compartilhe no Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print

Lygia Pontes

Contato:

Lygia Pontes
Lygia Pontes é Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV - SP. Após mais de dez anos trabalhando em comunicação, fundou a Lygia Pontes Consultoria, onde atua como consultora e palestrante em evolução profissional e realização pessoal. Com método autoral e flexível, auxilia empresas e pessoas a tornarem saudáveis suas relações, aumentando a produtividade. Saiba mais sobre este Colunista.

LEIA OUTROS TEXTOS DESTE COLABORADOR →

  • Tags: organização gestão do tempo respeito Carreira lygia pontes desenvolvimento pessoal felicidade no trabalho desenvolvimento profissional Produtividade Eficácia

Newsletter


Social Media

© All rights reserved • 2013 by • [email protected]