• Orders
  • My Account
  • Entrar
  • Cart
    • R$0,00

Titi Vidal

  • About
    • Titi Vidal
  • Services
    • Astrology
    • Tarot and Lenormand
    • Astrological PS
  • Courses
  • Articles
    • Most Read Articles
    • Articles by Subject
    • Articles by Authors
    • Sky of the Moment
      • Astrological Calendar 2026
    • The Mathematics of the Sky
    • Fixed Stars
    • Bellatrix Network
    • Mercury retrograde
    • Astral Pet
    • Library
  • Signs
    • Sign of the Month
    • Your Sign
    • Horoscope
    • Weekly Horoscope
    • Monthly Horoscope
    • Annual Horoscope
  • Your Map
    • Online Natal Chart
    • Children's Online Astrology Chart
    • Free map
    • My Account
    • Cart
  • Store
  • Podcasts
    • From Earth to Heaven
    • Astrological Podcasts
  • Media
    • Partnerships
    • Links
  • Contact
    • FAQ – Frequently Asked Questions

Narrativas do Céu: a presença da Astrologia nos Meios de Comunicação

Narrativas do Céu: a presença da Astrologia nos Meios de Comunicação

por Titi Vidal

Dissertação de Mestrado em Comunicação (Faculdade Cásper Líbero/SP)

Dissertação de Mestrado defendida em abril de 2015 como conclusão do Mestrado em Comunicação, realizado na Faculdade Cásper Líbero/SP.

Autor: Ana Cristina Vidal de Castro Ortiz
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 27/04/2015

Resumo

Esta pesquisa aborda as relações entre Astrologia e os meios de comunicação e foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Comunicação na Contemporaneidade, linha de pesquisa Produtos midiáticos: Comunicação, Jornalismo e Entretenimento. Reflexões sobre conhecimento humano, narrativas e mitos fundamentam a parte descritiva e  analítica sobre a presença da Astrologia na mídia. Autores como Edgar Morin e Renato Janine Ribeiro reforçam a ideia de que a Astrologia é um tema importante a ser tratado no cenário comunicativo contemporâneo. A  dissertação inclui um levantamento histórico sobre o percurso do saber astrológico na história humana, sua inserção e presença na mídia. A discussão dos mitos e narrativas é embasada em conceitos e estudos de Joseph Campbell, Vladimir Propp, Lúcia Leão, entre outros autores. Para a análise da Astrologia nos meios de comunicação, autores como Daniela Osvald Ramos, Malena Contrera e Claude Fischler, fornecem elementos que permitem compreender essa presença e relação. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas históricas e iconográficas, além de análise de matérias sobre Astrologia em jornais e revistas e entrevistas com astrólogos. A investigação sobre o horóscopo (na imprensa, na televisão e na internet) permite que se apontem diferenças, características e caminhos possíveis. Com o auxílio de autores como Norval Baitello Júnior e Paul Feyerabend é possível notar que o horóscopo reduz e simplifica a Astrologia, apesar de divulgá-la. Verifica-se também que o horóscopo tem uma qualidade de repetição que remete à ideia de mito e rito, descrita por Mircea Eliade e cria o hábito do acompanhamento diário, ligando diretamente a Astrologia ao fluxo da imprensa e das mídias. A partir de autores como Arlindo Machado, Pierre Bourdieu Manuel Castells e Henry Jenkins é possível problematizar a relação do conteúdo astrológico e a natureza dos meios de comunicação, especialmente televisão e internet. Refletir como a Astrologia aparece nas mídias permite pensar que há espaços para que ela atue como forma de compreender e narrar a vida humana.

Palavras-chave: Comunicação. Astrologia. Mídia. Narrativas. Compreensão.Horóscopo.

Clique abaixo para acessar a dissertação completa:

narrativas-do-ceu-a-presenca-da-astrologia-nos-meios-de-comunicacaoBaixar
Compartilhe
Compartilhe no Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print

Titi Vidal

Contato:

Titi Vidal
Sou Titi Vidal, astróloga, comunicadora e empreendedora na Titi Vidal® Astrologia. Atuo na Astrologia há 24 anos, focada no autoconhecimento, desenvolvimento, transformação pessoal e tomada de decisões, em mais de 20 mil atendimentos já realizados, além das palestras, cursos e conteúdo que produzo intensamente durante todos esses anos. Autora de livros, revistas, jornais, televisão e sites. Atuei como advogada, antes de seguir o chamado para ser astróloga. Sou pós graduada em Jornalismo e em Influência Digital e Mestre em Comunicação. Criei o primeiro podcast de Astrologia do Brasil e estou sempre empreendendo e inovando, unindo minhas duas grandes paixões: Comunicação e Astrologia. Também sou parceira de marcas, palestrante, mãe da Luiza e de vários pets. Autora do livro A Matemática do Céu: a Astrologia como guia prático para compreender os ciclos que regem a sua vida. Apresentadora do Podcast De Papo pro Céu. Você pode acessar meu perfil aqui no site para saber mais sobre minha trajetória.

LEIA OUTROS TEXTOS DESTE COLABORADOR →

  • Tags: astrologia comunicação horóscopo signos narrativas história da astrologia trabalho acadêmico narrativas do céu dissertação de mestrado

Newsletter


Social Media

© All rights reserved • 2013 by • [email protected]