Ícone do site Titi Vidal

Como está sua semana ?

Ainda estamos sob os efeitos da Lua Cheia

E sob um céu super intenso, que tem nos levado a profundas e intensas reflexões e transformações. Ao ficar cheia em Escorpião, a Lua Cheia potencializou as nossas emoções e acontecimentos da vida, ativando também nossos trânsitos de Saturno e Urano e a quadratura que é marca registrada de 2021. Além disso, anunciou a mudança de direção de Plutão, que estacionou para iniciar seu movimento de retrogradação.

Contei mais sobre os efeitos desta intensa Lua Cheia e demais aspectos da semana em artigos disponíveis em Céu do Momento, no horóscopo da semana e no Podcast Astrológicas sobre o céu da semana.

Você ainda pode ler e ouvir para compreender melhor os efeitos do céu deste momento.

Plutão retrógrado por alguns meses

Todos planetas ficam retrógrados. Isso acontece porque enquanto a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol, aqui da Terra temos a impressão de que os movimentos acontecem ao nosso redor. Mas como os movimentos planetários se dão tem torno do Sol, dependendo da posição deles, temos essa impressão aparente de que o planeta “caminha” na direção oposta à do Sol.

É algo frequente e é muito provável que você tenha algum planeta natal retrógraso e isso não é um problema. Agora é a vez de Plutão fazer este movimento, que acontece todos os anos e dura vários meses. Algo em torno de metade do ano, o que significa que mais ou menos metade das pessoas tem Plutão retrógrado, dependendo da época (porque no caso especifico de Plutão, seu movimento por signo tem variações de tempos e isso também impacta nos tempos das retrogradações.

Você pode descobrir se tem planetas retrógrados em seu mapa natal e saber o que isso significa clicando aqui.

Tem um episódio #astrologuês do Podcast Astrológicas especial sobre Planetas Retrógrados. Clique aqui para ouvir.

De qualquer forma, sempre temos um longo período de Plutão retrógrado, que não deixa de ser uma tomada de fôlego para lidar com as intensas transformações que ele promove em nossas vidas. Isso porque Plutão fica muito tempo em um determinado trânsito. Chega a ficar até 15 anos ou mais em uma determinada casa (área da vida) e faz aspectos por trânsito com ângulos e/ou planetas do mapa por aproximadamente 4 anos.

As retrogradações são espécies de “pausas” nas novidades para que você reveja aquilo que já está acontecendo, ou que está sendo solicitado em um trânsito. Às vezes traz novos acontecimentos complementares, mas é sempre uma chance de repensarmos a rota e a forma como estamos lidando com determinados assuntos.

As retrogradações de Plutão também nos convidam a rever a forma como lidamos com transformações em geral e a repensar nossas tentativas em controlar tudo que nos acontece. Pode trazer mudanças de rota e aprofundar coisas que já estamos vivendo.

Em princípio não é algo negativo e por isso não devemos nos preocupar. Porém, é um momento de mais atenção porque é também uma espécie de segunda chance que, se não for bem aproveitada, quando ele ficar direto, na terceira vez que toca um ponto, dificilmente teremos escolha, se já não tivermos feito isso antes.

Por isso, agora, durante esta retrogradação específica de Plutão, é importante observarmos as estruturas que precisam se transformar, em nossas vidas individuais e também coletivamente, já que só com profundas transformações poderemos viver tempos melhores.

Para quem já tem Plutão retrógrado no mapa natal, a tendência é sentir que ele caminha na mesma direção. E , de qualquer forma, para todos nós, é um momento apropriado para reflexões mais profundas em busca de respostas, revisão de estruturas e transformações de vida.

Vale lembrar que Plutão promove verdadeiras “limpezas” em nossas vidas, mas raramente tira algo de nós sem deixar outra coisa em seu lugar. Seus aprendizados também costumam ser profundos e tudo que acontece em tempos de Plutão, levamos para o resto de nossas vidas.

Plutão fica retrógrado de 28 de abril a 6 de outubro de 2021.

Para saber mais sobre os processos de transformação plutonianos, ouça o episódio do Podcast Astrológicas no qual traduzimos este #astrologuês, falando sobre as mudanças de Urano e as transformações de Plutão. Clique aqui para ouvir agora.

Sair da versão mobile